Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/38064

TítuloA evolução do conceito de poluição aquática em alunos do 8º ano de escolaridade com recurso a atividades práticas de campo e laboratoriais
Outro(s) título(s)The evolution of the water pollution concept in 8th grade students using practical activities, field and laboratory
Autor(es)Gonçalves, Diogo Filipe Queirós
Orientador(es)Borges, Francisco Alberto Marques
Data2014
Resumo(s)O presente relatório consiste na implementação e avaliação de um projeto de intervenção pedagógica realizado no âmbito da unidade curricular “Estágio profissional” integrada no Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário. A Intervenção Pedagógica foi desenvolvida no decorrer do ano letivo de 2013/2014 numa escola localizada no concelho de Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga, com uma turma do 8º ano de escolaridade na temática “Poluição aquática”. A metodologia adotada regeu-se de acordo com uma perspetiva de ensino-aprendizagem construtivista recorrendo a atividades práticas laboratoriais e de campo e privilegiando as ideias que os alunos trazem para os momentos de aprendizagem. Com a presente intervenção, pretendeu-se concretizar os objetivos estipulados no Projeto de Intervenção Pedagógica: (1) detetar as conceções dos alunos no que diz respeito ao conceito de Poluição Aquática; (2) explorar o conceito de Poluição e Biodiversidade Aquática; (3) caracterizar em termos de poluição um curso de água próximo da escola; (4) avaliar a evolução das ideias dos alunos em função do conjunto das atividades implementadas. Para que fosse possível atingir o primeiro objetivo, os alunos responderam a um questionário diagnóstico (pré-teste) de forma a explicitar as ideias que possuíam acerca da temática em estudo. De forma a promover a evolução do conceito de poluição aquática e concretizar o segundo e terceiro objetivos foi planeada uma aula de campo e uma aula laboratorial. Ambas as atividades foram precedidas por uma exposição de preparação das mesmas. A aula de campo permitiu pôr os alunos em contacto com uma situação real e recolher no local amostras de macroinvertebrados. Na aula laboratorial os alunos identificaram os seres vivos recolhidos por forma a caracterizar a qualidade da água do rio Pelhe em Vila Nova de Famalicão. Ademais, estas atividades permitiram confrontar os alunos com evidências experimentais que favorecessem a evolução das suas ideias com vista à (re)construção do conhecimento científico. De modo a concretizar o quarto objetivo, os alunos responderam a um questionário (pósteste), de forma a detetar se existiu ou não evolução das ideias sobre o tema estudado. Com a implementação do projeto de intervenção pode dizer-se que, globalmente, houve uma evolução positiva no conhecimento das ideias dos alunos relativamente à “Poluição aquática” sendo a metodologia adotada benéfica para a (re)construção do conhecimento científico.
This study focuses on the implementation and evaluation of an educational intervention project carried out within the course "Professional Internship" integrated in the Master’s degree in Biology and Geology Teaching in the 3rd Cycle of Basic School and Secondary School. The Educational Intervention was developed during the school year 2013/2014 in a school located in Vila Nova de Famalicão municipality, Braga district, with a group of 8th grade on the theme "Water pollution". The methodology conducted in accordance with a constructivist teaching-learning perspective using laboratory and field practical activities and focusing on ideas that students bring to the learning moments. With this assistance, we intended to achieve the objectives stipulated in the Educational Intervention Project: (1) detect the conceptions of students about curricular theme “Aquatic Pollution”; (2) explore the concept of Pollution and Aquatic Biodiversity; (3) characterize in terms of pollution a water course close to the school; (4) evaluate the development of the students ideas on the basis of all the activities implemented. To make it possible to achieve the first objective, the students answered a questionnaire diagnosis (pre-test) to explain the ideas they had about the topic under study. In order to promote the evolution of the concept of water pollution and achieve the second and third goals a field lesson and a laboratorial lesson was planned. Both activities were preceded by a preparatory exposure thereof. The field class allowed putting students in contact with a real situation and collecting samples of macroinvertebrates on site. In laboratory class the students identified living beings collected in order to characterize the quality of the river water Pelhe in Vila Nova de Famalicão. Moreover, these activities allowed confront students with experimental evidence favoring the development of their ideas for the (re)construction of scientific knowledge. To realize the fourth objective, students answered a questionnaire (post-test) in order to detect whether or not there evolution of ideas on the subject studied. With the implementation of the intervention project can be said that, overall, there was a positive evolution in the knowledge of the students' ideas on the "Water pollution" being the methodology beneficial to (re) construction of scientific knowledge.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/38064
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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