Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/37813
Título: | O papel do cinema no ensino de filosofia |
Outro(s) título(s): | The role of cinema in the teaching of philosophy |
Autor(es): | Ferreira, Manuel José Vieira |
Orientador(es): | Martins, Custódia Félix, Carlos |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | O presente Relatório de Estágio pretende ser um registo e uma avaliação da
implementação, nas aulas de filosofia da turma do 10ºAV1 da Escola Secundária Martins
Sarmento, em Guimarães, do Plano de Intervenção Pedagógica intitulado “O papel do
cinema no ensino de filosofia”, concebido no âmbito do estágio profissional do curso de
Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário, da Universidade do Minho e
levado acabo pelo mestrando autor do presente relatório.
Este estágio, visando a aquisição de uma experiência preparatória para o exercício
da docência de filosofia no ensino secundário, teve a sua preparação e fundamentação
teórica assimilada na frequência às aulas do mesmo curso de mestrado, cujas componentes
englobam uma multiplicidade de matérias que preparam os futuros professores, entre as
quais estão conteúdos específicos da filosofia e outros da psicologia, pedagogia e didática.
No decurso do estágio foram contempladas duas vertentes:
A vertente pedagógica, composta pela lecionação planeada de 16 aulas de 90
minutos, inseridas no programa oficial do 10º ano de filosofia, cujo objetivo é a prática de
planificação, gestão de aula e lecionação de conteúdos programáticos pré-definidos.
A vertente de investigação visou estudar o contributo do cinema, como obra de arte,
para o ensino de filosofia no ensino secundário, essencialmente, a partir do visionamento e
exploração de excertos de filmes.
Esta investigação procurará estudar metodologias e avaliar os resultados para tirar
conclusões com fundamento concreto na turma onde foram implementadas e, assim, obter
melhorias pedagógicas na ação de ensino-aprendizagem de filosofia. This Teaching Practice Report is intended to be a record and an evaluation of the implementation, in philosophy classes of the 10thAV1 class at Martins Sarmento secondary school, in Guimarães, of the Pedagogical Intervention Plan entitled “The role of cinema in the teaching of philosophy” designed under the apprenticeship of the of the Master Course in Teaching Philosophy in Secondary Education, at the Institute of Education of the University of Minho. The teaching practice, for the acquisition of an experiment preparatory to the exercise of teaching philosophy in secondary education, had its theoretical preparation assimilated in class attendance into the same master program, whose components include a variety of materials that prepare future teachers, among which some are content-specific of philosophy and other of psychology, pedagogy and didactic teaching. During the teaching practice, were covered two aspects: The educational aspect, composed by teaching of 16 planned classes, of 90 minutes, inserted in the official program of the 10th year of philosophy, whose objective is the practice of planning, classroom management, and teaching predefined program contents. The investigative strand aimed to study the contribution of the film, as a work of art, for the teaching of philosophy in secondary education, primarily from the viewing and exploration of film clips. This research will seek to study methodologies and evaluate the results to draw conclusions with concrete foundation in the class where they were implemented and get improvements in pedagogical action teaching-learning philosophy. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/37813 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Manuel Jose Vieira Ferreira.pdf | 13,9 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |