Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/37813

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMartins, Custódiapor
dc.contributor.advisorFélix, Carlospor
dc.contributor.authorFerreira, Manuel José Vieirapor
dc.date.accessioned2015-10-28T09:12:04Z-
dc.date.available2015-10-28T09:12:04Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/37813-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundáriopor
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio pretende ser um registo e uma avaliação da implementação, nas aulas de filosofia da turma do 10ºAV1 da Escola Secundária Martins Sarmento, em Guimarães, do Plano de Intervenção Pedagógica intitulado “O papel do cinema no ensino de filosofia”, concebido no âmbito do estágio profissional do curso de Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário, da Universidade do Minho e levado acabo pelo mestrando autor do presente relatório. Este estágio, visando a aquisição de uma experiência preparatória para o exercício da docência de filosofia no ensino secundário, teve a sua preparação e fundamentação teórica assimilada na frequência às aulas do mesmo curso de mestrado, cujas componentes englobam uma multiplicidade de matérias que preparam os futuros professores, entre as quais estão conteúdos específicos da filosofia e outros da psicologia, pedagogia e didática. No decurso do estágio foram contempladas duas vertentes: A vertente pedagógica, composta pela lecionação planeada de 16 aulas de 90 minutos, inseridas no programa oficial do 10º ano de filosofia, cujo objetivo é a prática de planificação, gestão de aula e lecionação de conteúdos programáticos pré-definidos. A vertente de investigação visou estudar o contributo do cinema, como obra de arte, para o ensino de filosofia no ensino secundário, essencialmente, a partir do visionamento e exploração de excertos de filmes. Esta investigação procurará estudar metodologias e avaliar os resultados para tirar conclusões com fundamento concreto na turma onde foram implementadas e, assim, obter melhorias pedagógicas na ação de ensino-aprendizagem de filosofia.por
dc.description.abstractThis Teaching Practice Report is intended to be a record and an evaluation of the implementation, in philosophy classes of the 10thAV1 class at Martins Sarmento secondary school, in Guimarães, of the Pedagogical Intervention Plan entitled “The role of cinema in the teaching of philosophy” designed under the apprenticeship of the of the Master Course in Teaching Philosophy in Secondary Education, at the Institute of Education of the University of Minho. The teaching practice, for the acquisition of an experiment preparatory to the exercise of teaching philosophy in secondary education, had its theoretical preparation assimilated in class attendance into the same master program, whose components include a variety of materials that prepare future teachers, among which some are content-specific of philosophy and other of psychology, pedagogy and didactic teaching. During the teaching practice, were covered two aspects: The educational aspect, composed by teaching of 16 planned classes, of 90 minutes, inserted in the official program of the 10th year of philosophy, whose objective is the practice of planning, classroom management, and teaching predefined program contents. The investigative strand aimed to study the contribution of the film, as a work of art, for the teaching of philosophy in secondary education, primarily from the viewing and exploration of film clips. This research will seek to study methodologies and evaluate the results to draw conclusions with concrete foundation in the class where they were implemented and get improvements in pedagogical action teaching-learning philosophy.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleO papel do cinema no ensino de filosofiapor
dc.title.alternativeThe role of cinema in the teaching of philosophypor
dc.typemasterThesis-
dc.subject.udc19:372.819por
dc.subject.udc372.819:19por
dc.identifier.tid201513250por
dc.subject.fosHumanidades::Filosofia, Ética e Religiãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Manuel Jose Vieira Ferreira.pdf13,9 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID