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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMatos, Ana Paula Rodriguespor
dc.contributor.authorPereira, Beatriz Oliveirapor
dc.contributor.authorSouza, Sérgiopor
dc.contributor.authorBastos, Dianapor
dc.contributor.authorCosta, Josépor
dc.date.accessioned2015-10-21T10:33:28Z-
dc.date.available2015-10-21T10:33:28Z-
dc.date.issued2015-07-
dc.identifier.isbn978-972-8969-11-0-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/37678-
dc.description.abstractO estudo de mobilidade na comunidade escolar, deve ser elaborado com o objetivo de implementar um conjunto de soluções práticas que visem mudar os hábitos de deslocação, reduzindo a dependência do automóvel e tornando os transportes ativos e os transportes públicos mais solicitados, melhorar a segurança e a qualidade de vida nos acessos à escola e sensibilizar a comunidade escolar para uma mobilidade mais sustentável. Torna-se necessário encontrar estratégias de promoção de atividade física em crianças e adolescentes, de modo a combater o sedentarismo originado pela era tecnológica em que vivemos. O deslocamento ativo para a escola é uma fonte de atividade física moderada continua que os jovens têm ignorado. Este estudo tem como objetivo descrever as formas de deslocamento no trajeto casa-escola de adolescentes do ensino básico em três escolas públicas do concelho de Braga e sua relação com o género e idade. Participaram 555 adolescentes (254M/301F) com média de idades (12,29 anos). Para avaliar, foi aplicado um questionário desenvolvido por Pereira et al. (2013). Os resultados demonstraram que 60,9% dos alunos vem a pé para a escola distando desta 1 km. Os alunos que moram de 1,1 km a 3km usam preferencialmente o carro para se deslocar para a escola (66,7%). As deslocações de bicicleta são inexistentes. A distância casa/escola segundo 30,5% dos alunos dista menos de 1km. A duração média do trajeto casa/escola é até 15 minutos (84,1%).São os alunos com idades mais baixas (10 -13 anos) que utilizam o automóvel ligeiro. Os mais velhos (14anos) utilizam o autocarro.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação (ESE-IPP)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDeslocamento Ativopor
dc.subjectAdolescentespor
dc.subjectEscolapor
dc.titleDescrição do trajeto casa-escola: estudo com crianças de três escolas públicaspor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage12por
oaire.citationEndPage21por
oaire.citationConferencePlacePorto, Portugalpor
oaire.citationTitleLivro de Atas do XI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS). Perspetivas de Desenvolvimento num Mundo Globalizadopor
dc.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúdepor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationLivro de Atas do XI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS). Perspetivas de Desenvolvimento num Mundo Globalizadopor
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