Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/36754

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Manuelapor
dc.contributor.authorSarmento, Manuel Jacintopor
dc.date.accessioned2015-09-02T09:10:30Z-
dc.date.available2015-09-02T09:10:30Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationFerreira, Manuela e Sarmento, Manuel Jacinto (2008). Subjectividade e bem-estar das crianças: (in)visibilidade e voz. Revista Electrônica de Educação. Universidade Federal de São Carlos, vol.2, nº 2: 60-91por
dc.identifier.issn1982-7199-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/36754-
dc.description.abstractA produção política e normativa sobre bem-estar social das crianças, nomeadamente a que emana da União Europeia, apoia-se, usualmente, em referenciais metodológicos que usam valores e ideias tomados aproblematicamente. Esses referenciais revertem para a pesquisa científica de suporte às políticas públicas, que assim reproduzem concepções não problematizadas sobre os termos de referência utilizados e têm consequência no aparato metodológico mobilizado. Genericamente, essas pesquisas sustentam-se em estatísticas, que aliam à sua natureza extensiva, uma muito reduzida capacidade de dar conta das diferenças e desigualdades entre crianças. Mais ainda, essas metodologias usualmente sustentam-se em procedimentos epistemológicos que perspectivam as crianças a partir de pontos de vista adultocêntricos e etnocêntricos. As questões da alteridade infantil, da diferença cultural e até, frequentemente, da desigualdade social, encontram pouca expressão na produção investigativa patente em múltiplos relatórios, nomeadamente nos originários das grandes organizações europeias e internacionais. Em simultâneo, dimensões como a acção e as culturas infantis são dificilmente apreendidas nessas investigações sobre bem-estar. A partir de uma perspectiva alternativa, procuramos neste artigo estabelecer as bases teóricas, epistemológicas e metodológicas que permitam, na análise do bem-estar infantil, cruzar os indicadores estruturais com as dimensões da subjectividade, e os factores sociais com a interpretação e acção das crianças, enquanto actores sociais concretos.por
dc.description.abstractThe political and normative production about children social welfare, especially the one produced in the European Union, is usually based on methodological references that use values and ideas unproblematically taken. These references are related to the scientific research that supports public policies, reproducing conceptions that are not problematized about the referential terms used, having consequences on the mobilized methodological apparatus. These studies are generally supported by statistics that adds to its extensive nature a very short capacity of dealing with differences and dissimilarities between children. Moreover, these methodologies are usually based on epistemological proceedings that analyses the children from points of view focused on adults or ethnicity. The questions about children alterity, cultural diversity and even social dissimilarity find weak expression on the investigative production in several reports, especially the ones produced in important international and European organizations. At the same time, subjects like action and childhood cultures are hardly seen in studies about welfare. From an alternative perspective, we tried to set in this article the theoric, epistemological and methodological basis that allow, at the children welfare analyses, the crossing of structural indicators and subjectivity dimensions and also the crossing of social factors and comprehension and action of children as concrete social actors.por
dc.description.sponsorshipCIFPEC/CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 644 e 317 da FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectBem–estar socialpor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectInvestigação socialpor
dc.subjectChildhoodpor
dc.subjectSocial welfarepor
dc.subjectPublic policiespor
dc.subjectSocial investigationpor
dc.titleSubjectividade e bem-estar das crianças: (in)visibilidade e vozpor
dc.title.alternativeSubjectivity and children welfare: (in)visibility and voice-
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.reveduc.ufscar.brpor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage60por
oaire.citationEndPage91por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationConferencePlaceBrasilpor
oaire.citationTitleRevista eletrônica de educaçãopor
oaire.citationVolume2por
dc.identifier.doi10.14244/19827199por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalRevista eletrônica de educaçãopor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Subjetividade e Bem-estar das Crianças.pdf325,06 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID