Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/3672

TítuloContribuição da hidrogeologia para o planeamento e a gestão sustentável da água no arquipélago dos Açores
Autor(es)Cruz, J. Virgílio
Brito, A. G.
Palavras-chaveHidrogeologia
Hidrogeoquímica
Recursos hídricos subterrâneos
Meios vulcânicos
Planeamento de recursos hídricos
Data2002
CitaçãoENCONTRO NACIONAL DE SANEAMENTO BÁSICO; SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 10, Braga, 2002 – “Uso Sustentável da Água : actas” [CD-ROM]. [S.l.: s.n., 2002].
Resumo(s)A água subterrânea constitui um recurso de importância estratégica vital nos Açores, o que resulta do seu significado ambiental e do valor sócio-económico e cultural intrínseco. No entanto, no passado, o desenvolvimento deste recurso foi frequentemente realizado sem atender à complexidade e à vulnerabilidade dos sistemas aquíferos. A hidrogeologia dos Açores denota as características peculiares dos meios vulcânicos, e condiciona o aproveitamento dos recursos de água subterrânea existentes, estimados em 1587.7 Mm³/ano. A distribuição de pontos de água subterrânea de ilha para ilha é bastante heterogénea, e os parâmetros hidrodinâmicos mostram igualmente uma grande variabilidade. Do ponto de vista da qualidade, a salinização tem implicado constrangimentos ao desenvolvimento dos recursos hídricos subterrâneos, o que resultou no abandono de diversos furos de captação. Para além da salinização e da poluição natural, relacionada com a influência do vulcanismo activo, a poluição difusa provocada pelas actividades agrícolas é outro processo que implica uma pressão adicional sobre a qualidade da água subterrânea nos Açores. A elaboração do Plano Regional da Água correspondeu ao primeiro esforço coerente para formular um diagnóstico integrado relativo aos recursos hídricos subterrâneos. No presente trabalho, apresentam-se os objectivos propostos no Plano, e as medidas que os sustentam, como por exemplo o incremento do grau de conhecimento, a protecção, a monitorização e a melhoria da gestão das águas subterrâneas.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/3672
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEB - Artigos em Livros de Atas / Papers in Proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
T1-1.2_23_10silubesafinalpaper2fi[1].pdf142,77 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID