Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/3671

TitleNovas metodologias para a fermentação alcoólica do soro de queijo
Author(s)Domingues, Lucília
Lima, Nelson
Teixeira, J. A.
KeywordsPermeado do soro de queijo
Fermentação alcoólica
Fermentação contínua
Floculação
Saccharomyces cerevisiae
Issue date1999
CitationCONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE A QUALIDADE DO AMBIENTE, 6, Lisboa, 1999 - "Actas da 6.ª Conferência Nacional sobre a Qualidade do Ambiente". Lisboa : Universidade Nova de Lisboa, 1999. vol. 3, p. 271-280.
Abstract(s)Em Portugal, são diariamente lançados no meio ambiente cerca de 1 milhão de litros de soro de queijo – fracção líquida resultante do fabrico de queijo. O impacte ambiental ocasionado por tal volume de efluentes, com elevada carga orgânica, é enorme. Recorrendo à tecnologia de DNA recombinante, modificou-se uma estirpe floculante de Saccharomyces cerevisiae sendo-lhe conferida capacidade para fermentar lactose. Com esta estirpe foram realizados ensaios de fermentação em contínuo, utilizando como substrato soro de queijo desproteinizado, possibilitando operar a uma taxa de diluição máxima de 0,45 hˉ¹, correspondente a uma produtividade volumétrica em etanol de cerca de 10 gLˉ¹hˉ¹, cerca de 7 vezes superior aos processos actualmente existentes. O processo integrado de recuperação da proteína e fermentação alcoólica permite uma redução superior a 90 % de CQO do soro, o que, por si só, se traduz numa enorme diminuição do impacte ambiental negativo, e, por outro lado, abre a porta à produção de etanol com viabilidade económica.
TypeConference paper
URIhttps://hdl.handle.net/1822/3671
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CEB - Artigos em Livros de Atas / Papers in Proceedings
DCILM - Livros de Actas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CNQA-C15-30[2].PDF183,26 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID