Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/3666

TitleEstudo da comunidade de protozoários exposta a tóxicos em estações de tratamentos de águas residuais
Author(s)Nicolau, Ana
Martins, Maria João
Mota, M.
Lima, Nelson
KeywordsÍndice biótico de lamas
Indicadores biológicos
Lamas activadas
Protozoários
Toxicidade
Issue date1999
CitationCONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE A QUALIDADE DO AMBIENTE, 6, Lisboa, 1999 - "Actas da 6.ª Conferência Nacional sobre a Qualidade do Ambiente". Lisboa : Universidade Nova de Lisboa, 1999. vol. 2, p. 659-668.
Abstract(s)A importância e o papel dos protozoários nos processos de tratamento aeróbio de águas residuais são bem conhecidos, e constituem um valioso instrumento da avaliação do funcionamento das ETAR, por permitir relacionar a densidade, diversidade ou a ocorrência de determinadas espécies com a composição do esgoto ou com os factores físico-químicos prevalecentes no tanque de arejamento. No presente trabalho, duas estações de tratamento de águas residuais experimentais foram alimentadas com esgoto real e as lamas foram expostas a diversas concentrações de cobre, zinco e cicloheximida. Nestas condições, foi estudada a evolução da comunidade de protozoários, em termos de diversidade, de densidade e da sua estrutura, utilizando o Índice Biótico de Lamas, e relacionada esta evolução com a eficiência de remoção da CQO.
TypeConference paper
URIhttps://hdl.handle.net/1822/3666
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CEB - Artigos em Livros de Atas / Papers in Proceedings
DCILM - Livros de Actas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CNQA-C14-14[1].PDF191,06 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID