Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/3659

TítuloOs protozoários como ferramenta da monitorização biotecnológica da poluição: ensaios in vitro
Autor(es)Nicolau, Ana
Dias, Nicolina
Carvalho, Graça Simões de
Mota, M.
Lima, Nelson
Palavras-chaveProtozoários
Toxicidade
Resposta fisiológica
Indicadores biológicos
Miniaturização
Data1999
CitaçãoCONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE A QUALIDADE DO AMBIENTE, 6, Lisboa, 1999 - "Actas da 6.ª Conferência Nacional sobre a Qualidade do Ambiente". Lisboa : Universidade Nova, 1999. vol. 2, p. 789-798.
Resumo(s)Os protozoários, e particularmente os ciliados, são essenciais nos processos de depuração biológica e aeróbica das águas residuais e constituem, por outro lado, um grupo de organismos muito sensível às alterações ambientais. Neste trabalho, pretendese salientar a sua importância como indicadores da qualidade da água em ensaios in vitro, nomeadamente no que diz respeito à introdução de compostos tóxicos em concentrações sub-letais. Foi utilizado o ciliado nadador Tetrahymena pyriformis GL e estudada a sua resposta fisiológica à presença de quatro compostos tóxicos: o cobre, o zinco, o Triton X-100 e a cicloheximida. Os seus efeitos foram avaliados em termos de mortalidade, crescimento, capacidade predatória, disponibilidade energética (ATP), actividade da fosfatase ácida (ACP) e actividade das desidrogenases capazes de reduzirem o tetrazólio (MTT). De um modo geral, concentrações crescentes dos tóxicos provocaram inibições crescentes das respostas fisiológicas, mas as concentrações mais baixas de alguns dos tóxicos tiveram o efeito inverso em alguns dos parâmetros estudados.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/3659
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEB - Artigos em Livros de Atas / Papers in Proceedings
CIEC - Textos em atas
DCILM - Livros de Actas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CNQA-C14-28[2].PDF190,76 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID