Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/34996

TítuloAprender a compreender. Da teoria à prática pedagógica
Autor(es)Viana, Fernanda Leopoldina
Ribeiro, Iolanda da Silva
Santos, Sandra Cristina Silva
Cadime, Irene
Palavras-chaveCompreensão da leitura
Ensino explícito
Metacognição
DataDez-2012
EditoraEscola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)
RevistaExedra. Português: Ensino e Investigação.
Resumo(s)Resumo Neste artigo são apresentados dois programas de ensino explícito da compreensão de leitura – “Aprender a compreender torna mais fácil o saber” e “Aprender a compreender… Do saber ao saber fazer” – destinados a alunos do 3.º ao 6.º anos de escolaridade e que podem ser desenvolvidos em contexto de sala de aula ou em contexto de grupo de apoio/recuperação. São apresentados exemplos de operacionalização das estratégias propostas, com o recurso à Família Compreensão, um conjunto de personagens especialmente criado para estes programas com o objetivo de modelar, no leitor, o uso das estratégias mais adequadas para executar as tarefas, munindo-o de instrumentos para regular a sua compreensão e colmatar lacunas e/ou dificuldades em compreender quer os textos lidos, quer as próprias perguntas que orientam a leitura dos mesmos. Palavras chave: Compreensão da leitura, ensino explícito, metacognição
This article presents two reading comprehension teaching programs. “Aprender a compreender torna mais fácil o saber” and “Aprender a compreender. Do saber… ao saber fazer” created for students from the 3rd to the 6th year of scholarship. They can be developed during class or in support/recovery work groups. In the programs, examples of the proposed learning strategies are presented, through the use of the “Comprehension Family”, a set of characters created specifically for these programs with the purpose of giving the readers different ways to use strategies fitted to complete each task, and also different instruments to regulate comprehension and complement possible gaps and/or difficulties in comprehending the texts read and the questions that complement them.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/34996
ISSN1646-9526
Versão da editorahttp://issuu.com/exedrajournal/docs/final-portugues-exedra2012finalmente
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
36-numero-tematico-2012.pdfDocumento principal779,96 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID