Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/34996
Título: | Aprender a compreender. Da teoria à prática pedagógica |
Autor(es): | Viana, Fernanda Leopoldina Ribeiro, Iolanda da Silva Santos, Sandra Cristina Silva Cadime, Irene |
Palavras-chave: | Compreensão da leitura Ensino explícito Metacognição |
Data: | Dez-2012 |
Editora: | Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) |
Revista: | Exedra. Português: Ensino e Investigação. |
Resumo(s): | Resumo
Neste artigo são apresentados dois programas de ensino explícito da compreensão de leitura –
“Aprender a compreender torna mais fácil o saber” e “Aprender a compreender… Do saber ao saber
fazer” – destinados a alunos do 3.º ao 6.º anos de escolaridade e que podem ser desenvolvidos em
contexto de sala de aula ou em contexto de grupo de apoio/recuperação. São apresentados
exemplos de operacionalização das estratégias propostas, com o recurso à Família Compreensão,
um conjunto de personagens especialmente criado para estes programas com o objetivo de modelar,
no leitor, o uso das estratégias mais adequadas para executar as tarefas, munindo-o de instrumentos
para regular a sua compreensão e colmatar lacunas e/ou dificuldades em compreender quer os textos
lidos, quer as próprias perguntas que orientam a leitura dos mesmos.
Palavras chave: Compreensão da leitura, ensino explícito, metacognição This article presents two reading comprehension teaching programs. “Aprender a compreender torna mais fácil o saber” and “Aprender a compreender. Do saber… ao saber fazer” created for students from the 3rd to the 6th year of scholarship. They can be developed during class or in support/recovery work groups. In the programs, examples of the proposed learning strategies are presented, through the use of the “Comprehension Family”, a set of characters created specifically for these programs with the purpose of giving the readers different ways to use strategies fitted to complete each task, and also different instruments to regulate comprehension and complement possible gaps and/or difficulties in comprehending the texts read and the questions that complement them. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/34996 |
ISSN: | 1646-9526 |
Versão da editora: | http://issuu.com/exedrajournal/docs/final-portugues-exedra2012finalmente |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
36-numero-tematico-2012.pdf | Documento principal | 779,96 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |