Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/34959

TítuloPara o estudo da evolução do ensino e da formação em administração educacional em Portugal
Autor(es)Lima, Licínio C.
Palavras-chaveSistema escolar português
Evolução do ensino de disciplinas
Formação de professores
Administração educacional
Portuguese scholastic system
Evolution of discipline teaching
Teachers formation
Educational administration
Data1997
EditoraUniversidade de São Paulo. Faculdade de Educação (FEUSP)
RevistaRevista da Faculdade de Educação
Resumo(s)Estudos sobre a evolução do ensino de disciplinas, na formação de professores em Portugal, são recentes. O controle burocrático centralizado reteve as dimensões do controle político-administrativo. De certo modo, protegeu a esfera educativa das influências modernizantes, do capitalismo industrial e das lógicas mercantis e gerencialistas. Defendeu a educação do domínio político, da intervenção de movimentos sociais, das propagandas de ideais democráticos e da cidadania. A utilização da designação "Administração educacional" ilustra as dificuldades sentidas, ao longo dos últimos anos, em termos da construção acadêmica de uma área, seja pela falta de tradição, seja pelos antecedentes históricos.
In Portugal, studies about the evolution of disciplines teaching in the teachers formation are recent. The centralized bureaucratic control has held back the dimensions of politic administrative control. In a certain way, it has protected the education against the new-fashioned influences, manufacturing capitalism, and mercantile and managerial logics. This centralized bureaucratic control has also profected the education against the politic dominion, the intervention of social movements, the advertising of democratic ideals, and against the citizenship. The use of the term "Educational administration" shows the difficulties met by the searchers along the latest years, since there is no tradiction nor historic antecedence.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/34959
DOI10.1590/S0102-25551997000100007
ISSN0102-2555
Versão da editorahttp://www.educacaoepesquisa.fe.usp.br/?p=907
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Artigo Revista USP 1997 LCL.pdf908,17 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID