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https://hdl.handle.net/1822/34843
Título: | Por uma nova cultura da água no ensino básico |
Autor(es): | Silva, A. A. Pinto, J. A. Mota, J. M. Silva, A. B. Quintas, M. E. Silveira, F. Mota, D. M. Soares, R. Costa, L. Sá, Joaquim Lima, Nelson |
Data: | 2003 |
Editora: | Universidade de Lisboa. Faculdade de Ciências. Departamento de Educação |
Resumo(s): | A presente comunicação centra-se na apresentação à comunidade científica de um Projecto de investigação em Educação que tem como finalidade produzir contributos para o Ensino Básico, no âmbito do que se designa como uma Nova Cultura da Água. Com esta iniciativa pretendemos não só alertar para a pertinência e importância de estudos em ordem a uma temática cada vez mais emergente, mas também recolher contributos significativos de uma comunidade mais alargada. O referido projecto centra-se pois no bem Água. Começará por procurar conhecer melhor como ele é evocado e tratado no Ensino Básico. Destina-se a aprofundar e promover teorias, conhecimentos, competências, valores, atitudes e práticas que potenciem o bom uso e a protecção daquele bem, e de um modo mais geral uma alteração de posturas culturais e mesmo civilizacionais. Fá-lo-á segundo perspectivas científicas, pedagógicas, didácticas e sociais em parte já construídas e em parte a construir, e que justificadamente se considerem adequadas. O Projecto assume estar à partida marcado por saberes, perspectivas, ideais, dilemas e objectivos dos elementos da equipa do Projecto e por outras visões que, globalmente e de um modo aproximativo, aglomeramos sob a designação Nova Cultura da Água. Simultaneamente, assume que pretende contribuir para que tal Nova Cultura da Água seja mais bem compreendida e especificada, e em particular para que ela seja mais enriquecida com contributos portugueses. O âmbito central de intervenção do Projecto é o Ensino Básico, mas desde logo isso implica a sua intersecção com a Formação (Inicial e Contínua) de Professores, e portanto com o Ensino Superior. Além disso, pela natureza do tema, do bem, em estudo, o Projecto intersecta-se também com os mundos das Ciências e das Tecnologias. Intersecta-se também com a Sociedade em geral, e designadamente com a formação para a cidadania de cidadão portugueses que são também cidadãos da Península Ibérica, da Europa e do Mundo. O Projecto terá pois múltiplas incidências e mesmo, previsivelmente, contributos de vários tipos e âmbitos, designadamente a nível de divulgação científica e a um nível pedagógico geral. Mas é essencialmente um Projecto do âmbito da Didáctica. Tem a sua focagem na Escola, portanto em ambientes de ensino e aprendizagem formais, e incide sobre meios e métodos relacionados com ambientes de aula (em sentido lato). |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/34843 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CEB - Artigos em Livros de Atas / Papers in Proceedings |
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