Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/34754

TítuloOs professores e o desenvolvimento vocacional dos estudantes
Autor(es)Pinto, Helena Rebelo
Taveira, Maria do Céu
Fernandes, Eugénia
Data2003
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
RevistaRevista Portuguesa de Educação
Resumo(s)A influência dos professores no desenvolvimento vocacional dos estudantes, reconhecida pelos diversos agentes educativos, não tem sido objecto de investigação sistemática no País. Dados obtidos através de um inquérito aplicado a 46 professores e a 42 estudantes, tratados segundo uma metodologia qualitativa de grounded analysis, permitem identificar três temas fundamentais para aprofundar o papel dos professores nesse processo de desenvolvimento. São eles: a influência geral do professor nos alunos, em termos pessoais, cientificos e pedagógicos; a acção mais específica do professor no âmbito da sua disciplina; a cooperação do professor com outros agentes educativos e comunitários. Apresenta-se e comenta-se a análise dos dados, na vertente das suas implicações para a formação dos professores.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/34754
ISSN0871-9187
Versão da editorahttp://www.redalyc.org/articulo.oa?id=37416102
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Os professores e o desenvolvimento vocacional dos estudantes.pdfDocumento principal112,95 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID