Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/34754
Título: | Os professores e o desenvolvimento vocacional dos estudantes |
Autor(es): | Pinto, Helena Rebelo Taveira, Maria do Céu Fernandes, Eugénia |
Data: | 2003 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Revista: | Revista Portuguesa de Educação |
Resumo(s): | A influência dos professores no desenvolvimento vocacional dos estudantes, reconhecida pelos diversos agentes educativos, não tem sido objecto de investigação sistemática no País. Dados obtidos através de um inquérito aplicado a 46 professores e a 42 estudantes, tratados segundo uma metodologia qualitativa de grounded analysis, permitem identificar três temas fundamentais para aprofundar o papel dos professores nesse processo de desenvolvimento. São eles: a influência geral do professor nos alunos, em termos pessoais, cientificos e pedagógicos; a acção mais específica do professor no âmbito da sua disciplina; a cooperação do professor com outros agentes educativos e comunitários. Apresenta-se e comenta-se a análise dos dados, na vertente das suas implicações para a formação dos professores. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/34754 |
ISSN: | 0871-9187 |
Versão da editora: | http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=37416102 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Os professores e o desenvolvimento vocacional dos estudantes.pdf | Documento principal | 112,95 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |