Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/33837
Título: | The child and play: between the thought world and the world lived |
Outro(s) título(s): | A criança e o brincar: entre o mundo pensado e o mundo vivido |
Autor(es): | Kuhn, Roselaine Cunha, António Camilo |
Palavras-chave: | Play Self move Phenomenology Corporeality Representations Brincar Se-movimentar Fenomenologia Corporeidade Representações |
Data: | Jul-2014 |
Editora: | Ludomedia – Conteúdos Didácticos e Lúdicos |
Citação: | Khun, R. & Camilo Cunha, A. (2014). The child and play : between the thought world and the world lived. In: A. P. Costa; L. P. Reis; F. N. Souza & R. Luengo (Eds). Atas do 3º Congresso Ibero-Americano en Investigação Cualitativa- CIAIQ 2014 (pp 362-363). Badajoz: Universidade de Extramadura. |
Resumo(s): | The project investigates two dimensions of play: one
rational and othcr phenomenological. Search the reprcsenhttions
tbat children and adults hnvc about tbc object, in ordcr to know
tbcm. Wc bclicvc tbnt tbct·c nrc profound diffcrcnccs bctwccn tbc
rcprcscntutions of cbildrcn und ndults and tbat tbc statcmcnts
"appcar" in tbc practicc of play and move sclf frcely among
cbildren and tbe children are pndominantly ontological,
existential and pbenomenological. The approach is qualitative in
tbe ctbnographic type. Tbc instmments for data collection will bc
not-structured intet-views, fihning and fi eld daily. Tbe
intertn·etation will he performcd from thc analysis's content. Thc
subjects are cbildren 4-6 yeat-s and teacbers of a scbool for early
cbildbood education from 8.-aga-J>t. We will estimate a
systematic representatloos about playing building a taxonomy of
knowledge tbat provides ao understanding of the pbeuomeoon. O projeto investiga duas dimensões do brincar: uma racional e outra fenomenológica. Pesquisa as representações que crianças e adultos tem sobre o objeto, objetivando conhecê-las. Acreditamos que há diferenças profundas entre as representações das crianças e adultos e que as manifestações que “aparecem” nas práticas de brincar e se movimentar em liberdade das e entre as crianças são predominantemente ontológicas, existenciais e fenomenológicas. A abordagem é qualitativa do tipo etnográfica. Os instrumentos de recolha de dados serão entrevistas semi-estruturadas, diário de campo e filmagens. A interpretação será efetuada a partir da análise de conteúdo. Os sujeitos são crianças de 4 a 6 anos e professores de uma escola de Educação Infantil de Braga-Pt. Estimamos sistematizar as representações sobre brincar construindo uma taxionomia de saberes que forneça o entendimento do fenômeno. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
Descrição: | Vol. 3: Artículos de ciencias sociales |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/33837 |
ISBN: | 978-972-8914-48-6 |
Versão da editora: | http://www.ludomedia.pt/up/CIAIQ2014_Actas_CienciasSociales.zip |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Antonio Camilo Cunha Ciaiq 2014.pdf | A criança e o brincar Entre o mundo pensado e o mundo vivido. Roselaine Kuhn, António Camilo Cunha | 782,29 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |