Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/33498

TítuloEducação física e metaculturalismo: o retorno ao processo dialético
Autor(es)Cunha, Antonio Camilo
Rezer, Ricardo
Kuhn, Roselaine
Palavras-chaveEducação física
Concepções
Metaculturalismo
Dialética
Data2014
EditoraUniversidade do Minho
Resumo(s)A reflexão parte da constatação teórica e empírica das dificuldades que as várias conceções de Educação Física têm de ser aceitas do ponto de vista educativo, pedagógico, científico e social. Este facto, para além das dimensões ideológicas, politicas e corporativas é, sobretudo, uma questão cultural, uma questão de entendimento e aceitação das várias culturas/conceções. Este sentido pareçe ser ainda mais estranho, quando estamos num novo tempo: um tempo de complexidade e de diversidade que fazem da vida e do homem, seres em permanente comunhão. Mesmo assim, parece não existir uma vontade de sermos com os outros. A verdadeira educação será aquela em que pensar o Eu e o Outro representa uma exigência ética e estética. Educar é dar ao Mundo. É necessário desenvolver uma política que consagre a diversidade onde exista o respeito e a aceitação de todos. No caso que anima esta reflexão queremos fazer o elogio à aceitação das várias conceções. Neste contexto enfatizaremos a radicalidade dialética - tomando como ideário o sentido metacultural. Pretendemos que a Educação Física se constitua como um caminho de verdadeiro desenvolvimento humano quando situado num plano de superioridade ética e estética carrilando na riqueza do valor dialético.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/33498
ISBN978-989-8525-37-6
Versão da editorahttp://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/30984
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Colóquio Educação Física e Metaculturalismo Rezer, Cunha, Kuhn Actas.pdfEducação (Física) e metaculturalismo Cunha, Rezer, Kuhn2,33 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID