Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/3328
Título: | Treino cognitivo de alunos com dificuldades na aprendizagem : reflexões em torno de uma experiência no 5º ano |
Autor(es): | Almeida, Leandro S. Balão, Sandra G. |
Palavras-chave: | Treino cognitivo Dificuldades de aprendizagem |
Data: | 1996 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Citação: | “Revista Portuguesa de Educação”. ISSN 0871-9187. 9:2 (1996) 29-41. |
Resumo(s): | Partindo-se do Programa “Promoção Cognitiva” (Almeida & Morais, 1994), redefiniu-se um novo programa de estimulação cognitiva para alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico com dificuldades nas suas aprendizagens. As adaptações introduzidas no programa visaram torná-lo mais adequado à faixa etária e escolar destes alunos, assim como aproximar de uma forma mais deliberada as actividades e o treino às suas actividades curriculares. Neste sentido foi construída uma equipa de professores que colaboraram na construção de algumas actividades. Nesta comunicação apresenta-se: (i) a fundamentação deste programa; (ii) o trabalho multidisciplinar prosseguido na sua construção; (iii) o processo dinâmico da sua aplicação a dois grupos de alunos; e (iv) alguns elementos de avaliação dos resultados finais atingidos. Uma discrepância ocorre entre os índices qualitativos e quantitativos da avaliação, traduzindo estes últimos um reduzido impacto do programa de treino. Os resultados no grupo experimental parecem encontrar-se fortemente associados ao grau de participação dos alunos no programa, aspecto a merecer maior atenção em futuros estudos na área do treino cognitivo. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/3328 |
ISSN: | 0871-9187 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Prof. Leandro RPE 9(2) 1996.pdf | Artigo Integral | 1,12 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |