Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/3326
Título: | Insucesso escolar: insucesso do aluno ou insucesso do sistema escolar? |
Autor(es): | Roazzi, António Almeida, Leandro S. |
Palavras-chave: | Insucesso escolar Aprendizagem |
Data: | 1988 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Citação: | “Revista Portuguesa de Educação”. ISSN 0871-9187. 1:2 (1988) 53-60. |
Resumo(s): | Os autores salientam no artigo a necessidade de uma análise sócio-política do problema do insucesso escolar, destacando o reducionismo e as contradições que comportam as posições que o assumem como reflexo dos défices cognitivos e motivacionais das crianças ou o atribuem ao meio sócio-familiar pouco estimulante de tais alunos. Os autores questionam a maior incidência do insucesso escolar nas camadas sociais mais baixas, a discrepância entre a cultura da escola e cultura da criança, o actual carácter universal e obrigatório da escola nas sociedades evoluídas, os efeitos individuais e sociais da repetência escolar, os critérios de sucesso, assim como a importâncias e a necessidade de uma mudança de perspectiva na análise do insucesso escolar por parte das instituições e dos profissionais. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/3326 |
ISSN: | 0871-9187 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Prof. Leandro RPE 1(2) 1988.pdf | Artigo integral | 530,59 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |