Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/32667

TítuloA criança e o brincar: entre o mundo pensado e o mundo vivido
Autor(es)Kuhn, Roselaine
Cunha, António Camilo
Palavras-chaveBrincar
Se movimentar
Fenomenologia
Corporeidade
Representações
Data2014
EditoraUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
RevistaVozes dos Vales
Resumo(s)O projeto investiga duas dimensões do brincar: uma racional e outra fenomenológica. Pesquisa as representações que crianças e adultos tem sobre o brincar, objetivando conhecê-las. Acreditamos que há diferenças profundas entre as representações das crianças e adultos e que as manifestações que aparecem nas práticas de brincar e se movimentar em liberdade das e entre as crianças são predominantemente ontológicas, existenciais e fenomenológicas. A abordagem é qualitativa de orientação etnográfica. Os instrumentos de recolha de dados serão entrevistas semi-estruturadas, diário de campo e filmagens. A interpretação será efetuada a partir da análise de conteúdo. Os sujeitos são crianças de 4 a 6 anos e professores de uma escola de Educação Infantil de Braga-Pt. Estimamos sistematizar as representações sobre brincar construindo uma taxionomia de saberes que forneça o entendimento do fenômeno.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/32667
ISSN2238-6424
Versão da editorahttp://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/volume-vi/
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A-criança-e-o-brincar-entre-o-mundo-pensado-e-o-mundo-vivido.pdfA criança e o brincar: entre o mundo pensado e o mundo vivido569,01 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID