Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/32467
Título: | Validade e fidelidade da versão portuguesa reduzida do web based learning environment inventory |
Outro(s) título(s): | Validity and reliability of the reduced Portuguese version of the web based learning environment inventory |
Autor(es): | Jesus, Ângelo Gomes, Maria João Cunha, Agostinho Cruz, Agostinho |
Palavras-chave: | Computadores na educação Educação a distância Ambientes virtuais de aprendizagem Web based learning environment inventory Computers in education Distance education Virtual learning environment |
Data: | 2014 |
Editora: | Asociación Iberoamericana de Educación Superior a Distancia (AIESAD) |
Revista: | Ried : Revista Iberoamericana de Educación a Distancia |
Resumo(s): | A utilização de instrumentos padronizados de avaliação, traz consigo uma dimensão de fidelidade e validade estatística que permitem um outro olhar sobre diversos aspectos relacionados com a avaliação de ambientes de aprendizagem, complementando e enriquecendo as abordagens de carácter mais qualitativo. Nesse sentido, têm sido desenvolvidos e validados em vários países, inquéritos por questionário, com o objectivo de recolher informações para avaliação dos ambientes virtuais de aprendizagem. Em pesquisas anteriores foi já debatida a inexistência de um instrumento desta natureza, validado na língua portuguesa. Este estudo pretende colmatar esta lacuna, sendo apresentado em detalhe o processo de tradução,
adaptação e validação da versão reduzida do Web Based Learning Environment Inventory. The use of standardized assessment instruments, brings a dimension of reliability and validity that allows a different view on various aspects related to the assessment of learning environments, complementing and enriching the more qualitative character of other approaches. In this topic, questionnaire surveys, have been developed and validated in several countries, with the aim of collecting information for evaluation of virtual learning environments. It has already been discussed, in previous works, the absence of such an instrument, validated for the Portuguese language. This study aims to fill this gap, presenting in detail the process of translation, adaptation and validation of the Portuguese reduced version of the Web Based Learning Environment Inventory. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/32467 |
DOI: | 10.5944/ried.17.1.11579 |
ISSN: | 1138-2783 |
Versão da editora: | http://ried.utpl.edu.ec/en/web-aprendizaje |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
11579-17012-1-PB.pdf | 340,3 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |