Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/32442
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Torres, Leonor Lima | por |
dc.date.accessioned | 2015-01-07T11:22:56Z | - |
dc.date.available | 2015-01-07T11:22:56Z | - |
dc.date.issued | 2013-09 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/32442 | - |
dc.description.abstract | No atual panorama educativo é notória a presença de um alicerce político, de base supranacional, que sustenta a ideia de que os perfis de formação se devem adequar às exigências de um mercado de trabalho globalizado e hipercompetitivo. O caso específico do ensino superior não escapou a esta tendência dominante, sendo visível a preocupação crescente com a taxa de empregabilidade após conclusão do curso. Nesta comunicação pretende-se debater a relação entre o perfil de formação e o perfil de competências requerido pelo mercado de trabalho na área científica dos recursos humanos. Para ilustrar os sentidos desta relação mobilizamos um corpus empírico constituído por três fontes de informação: i) planos oficiais dos cursos de pós-graduação enquadrados nesta área oferecidos pelas instituições de ensino superior portuguesas, públicas e privadas, no ano de 2012-2013; ii) inquéritos por questionário aos alunos do Mestrado em Formação, Trabalho e Recursos Humanos da Universidade do Minho; iii) entrevistas aos recém diplomados do mesmo curso. O confronto entre o percurso e o perfil de formação e o processo de transição para o mercado de trabalho permitiu discutir as (des)articulações e as (in)compatibilidades entre estes dois universos, bem como sustentar uma reflexão sobre a função político-estratégica das instituições de ensino na construção dos projectos educativos e formativos nas sociedades contemporâneas. | por |
dc.description.sponsorship | Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade de Lisboa. Instituto de Educação | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Perfil formativo | por |
dc.subject | Transição profissional | por |
dc.subject | Mercado de Trabalho | por |
dc.title | Percursos formativos e transições profissionais : o caso dos diplomados em Formação, Trabalho e Recursos Humanos da Universidade do Minho | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://selubet2013.ie.ul.pt/?page_id=667 | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferenceDate | 12 - 13 set. 2013 | por |
sdum.event.type | congress | por |
oaire.citationStartPage | 437 | por |
oaire.citationEndPage | 450 | por |
oaire.citationConferencePlace | Lisboa | por |
oaire.citationTitle | VI Seminário Luso-Brasileiro Educação, Trabalho e Movimentos Sociais : das políticas às lógicas de ação | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Sociologia | por |
sdum.conferencePublication | VI Seminário Luso-Brasileiro Educação, Trabalho e Movimentos Sociais : das políticas às lógicas de ação | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Texto LLT VI Sem. LB.pdf | 1,57 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |