Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/3239

TítuloInglês para fins específicos no currículo dos cursos tecnológicos do ensino secundário
Autor(es)Correia, Elsa Paula Mateus Costa
Orientador(es)Vieira, Flávia
Data2003
Resumo(s)Este estudo tem como principal finalidade a problematização do papel e do estatuto da disciplina de Inglês no currículo dos Cursos Tecnológicos do Ensino Secundário em Portugal. A sua pertinência justifica-se pelo que se considera ser o desfasamento existente entre os conteúdos programáticos e enquadramento curricular da disciplina e as necessidades de formação de alunos de cursos secundários profissionalizantes. Trata-se de um estudo exploratório de natureza interpretativa, enquadrado na categoria de estudo de caso e incluindo dois sub-casos, os dos concelhos de Marco de Canaveses e Felgueiras, com as suas escolas secundárias e empresas. A informação presente no estudo foi recolhida de diversas fontes: foi feita a análise dos programas de Inglês para o nível de continuação da formação científico-tecnológica dos Cursos Tecnológicos de Administração, Técnicas Comerciais, Documentação e Turismo previstos no Decreto-Lei nº7//2001; foi entrevistada a coordenadora da equipa de autores desses programas; foram feitos inquéritos de opinião aos alunos dos Cursos Tecnológicos e aos professores de Inglês das Escola Secundárias com 3º Ciclo de Marco de Canaveses e de Felgueiras; foram feitas entrevistas semi-estruturadas em empresas desses mesmos concelhos. As principais conclusões do estudo são que, tanto da parte dos alunos como dos professores, há disponibilidade para aderirem a metodologias e materiais característicos do ensino de Inglês para Fins Específicos. Os empresários revelam necessidades de utilização de um Inglês dirigido para áreas específicas de aplicação e mostram-se disponíveis para cooperar com escolas ou outras instituições. A experiência aponta para a importância de se articular o ensino de Inglês para Fins Específicos com componentes curriculares regionais e locais, de forma a tornar as aprendizagens mais contextualizadas e, consequentemente, mais significativas. Ao contribuir para uma melhor integração dos alunos dos Cursos Tecnológicos na sua futura vida profissional e, assim, concretizar os objectivos previstos na LBSE para o Ensino Secundário, o Inglês para Fins Específicos estará a contribuir para a necessária redefinição do estatuto dos Cursos Tecnológicos no âmbito do Ensino Secundário e na sociedade em geral.
This study aims mainly at reflecting on the role and the status of English as a school subject in the curriculum of the “Cursos Tecnológicos” (Vocational Courses) of the Secondary Schools in Portugal. Its relevance lies in what the author considers to be the gap between the syllabuses and the curricular frame of the subject and the training needs of students attending vocational secondary courses. This is an interpretative exploratory study, belonging to the category of case-study and including two sub-cases, Marco de Canaveses and Felgueiras with their schools and enterprises. The information in the study was collected from different sources: the author analysed the English syllabus designed for four vocational courses (Administração, Técnicas Comerciais, Documentação and Turismo), which never came to start because the law that created them was suspended and so was the syllabus; she interviewed the coordinator of the team who wrote that syllabus; there were enquiries made to students attending vocational courses and to teachers of English in the Secondary Schools of Marco de Canaveses and Felgueiras; semi-structured interviews were made to company owners and workers in the same towns. The main conclusions drawn from the study are that both students and teachers are available to work with methodologies and materials which are characteristic of the teaching of English for Specific Purposes. Company owners showed that they need to use English in very specific areas and they are willing to cooperate with schools and other organizations. Experience shows that it is of great importance to join English for Specific Purposes and local and regional curricular components in order to put learning in context and make it meaningful. By helping in a better integration of the students attending vocational courses in their future professional life, which is one of the objectives of the secondary level education, the teaching of English for Specific Purposes will also be helping in redefining the status of the Vocational Courses within the secondary level of the Portuguese School System and in society in general.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação, área de especialização em Desenvolvimento Curricular.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/3239
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese de Mestrado Elsa Correia.pdf2,19 MBAdobe PDFVer/Abrir
Capa.pdf275,12 kBAdobe PDFVer/Abrir
Capa2.pdf221,19 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID