Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/32006
Título: | O desenvolvimento da argumentação matemática no estudo das funções racionais |
Autor(es): | Magalhães, Maria da Graça da Silva Nogueira Martinho, Maria Helena |
Palavras-chave: | Argumentação matemática Tarefas de investigação Funções racionais |
Data: | 2014 |
Editora: | Associação de Professores de Matemática (APM) |
Revista: | Quadrante |
Resumo(s): | Este artigo tem com referência um estudo cujo objetivo foi o de compreender o desenvolvimento da capacidade de argumentar matematicamente, de uma turma do 11.º ano, ao longo da realização de uma sequência de tarefas de investigação sobre o tema das funções racionais. Este estudo teve como suporte teórico a argumentação matemática. A metodologia adotada foi de carater qualitativo e descritivo e o caso estudado foi uma turma do 11.º ano em que professora investigadora lecionava a disciplina de Matemática A. A recolha e análise de dados, neste estudo, contemplou as discussões desenvolvidas inicialmente em pequeno grupo e posteriormente em grupo turma, e finalmente os relatórios individuais escritos com as respetivas reflexões críticas e autocríticas sobre as tarefas desenvolvidas na sala de aula. Com a presente investigação foi possível concluir que o trabalho colaborativo, ajudou a desenvolver nos alunos a capacidade de raciocinar e de argumentar matematicamente. Verificou-se que a interação entre alunos durante a exploração da sequência de tarefas de investigação foi promotora de uma aprendizagem significativa. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/32006 |
ISSN: | 0872-3915 2183-2838 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Quadrante_XXIII_1_2014_pp099-132_53a96a8c66c4a(1).pdf | 826,67 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |