Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/32006

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMagalhães, Maria da Graça da Silva Nogueirapor
dc.contributor.authorMartinho, Maria Helenapor
dc.date.accessioned2014-12-15T19:37:49Z-
dc.date.available2014-12-15T19:37:49Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.issn0872-3915por
dc.identifier.issn2183-2838por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/32006-
dc.description.abstractEste artigo tem com referência um estudo cujo objetivo foi o de compreender o desenvolvimento da capacidade de argumentar matematicamente, de uma turma do 11.º ano, ao longo da realização de uma sequência de tarefas de investigação sobre o tema das funções racionais. Este estudo teve como suporte teórico a argumentação matemática. A metodologia adotada foi de carater qualitativo e descritivo e o caso estudado foi uma turma do 11.º ano em que professora investigadora lecionava a disciplina de Matemática A. A recolha e análise de dados, neste estudo, contemplou as discussões desenvolvidas inicialmente em pequeno grupo e posteriormente em grupo turma, e finalmente os relatórios individuais escritos com as respetivas reflexões críticas e autocríticas sobre as tarefas desenvolvidas na sala de aula. Com a presente investigação foi possível concluir que o trabalho colaborativo, ajudou a desenvolver nos alunos a capacidade de raciocinar e de argumentar matematicamente. Verificou-se que a interação entre alunos durante a exploração da sequência de tarefas de investigação foi promotora de uma aprendizagem significativa.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação de Professores de Matemática (APM)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/98931/PT-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/133667/PT-
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectArgumentação matemáticapor
dc.subjectTarefas de investigaçãopor
dc.subjectFunções racionaispor
dc.titleO desenvolvimento da argumentação matemática no estudo das funções racionaispor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage99por
oaire.citationEndPage132por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationTitleQuadrantepor
oaire.citationVolume23por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalQuadrantepor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Quadrante_XXIII_1_2014_pp099-132_53a96a8c66c4a(1).pdf826,67 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID