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dc.contributor.advisorSilva, Hugo Manuel Ribeiro Dias da-
dc.contributor.advisorFreitas, Elisabete F.-
dc.contributor.authorSousa, Vitor Daniel Dias depor
dc.date.accessioned2014-11-24T10:31:38Z-
dc.date.available2014-11-24T10:31:38Z-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/31150-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil (área de especialização em Perfil de Planeamento e Infraestruturas de Transporte)por
dc.description.abstractEm meio urbano existe uma panóplia de diferentes condições de pavimentação. Este estudo aborda estas diferentes condições de pavimentação, particularizando as referentes às redes de infraestruturas pedonais. A importância dos passeios é enorme, não só porque qualquer viagem começa com uma componente pedonal, mas também devido à capacidade que uma rede pedonal tem por si só em revitalizar toda uma cidade. Este trabalho tem como objetivo principal a caracterização de pavimentos em redes de infraestruturas pedonais. Nesse sentido pretende-se avaliar a qualidade funcional (textura, atrito, irregularidade) e a reflexão da luz pública na superfície do pavimento. Aspira-se de igual modo perceber no final deste trabalho qual o material que melhor cumpre os requisitos funcionais nos passeios e melhor qualidade oferece aos peões. Após uma pesquisa bibliográfica sobre a temática abordada e a escolha de diferentes trechos a estudar, foram realizados ensaios in situ de caracterização funcional (mancha de areia, pêndulo britânico, régua de 3 metros instrumentada e determinação da reflexão do pavimento). Com estes ensaios pretende-se caracterizar a textura, atrito, irregularidade e reflexão da superfície do pavimento. Com base no tipo de material da superfície, pode-se concluir que os pavimentos de passeios em lajeado de granito apresentam maior profundidade média da textura, porém também são os que oferecem maior irregularidade transversal. Os passeios em material betuminoso são os que apresentam menor profundidade média da textura, oferecem uma superfície com menor irregularidade longitudinal e transversal, mas têm menor capacidade de reflexão. Os passeios em lajetas pré-fabricadas de betão oferecem maior atrito, enquanto os passeios em calcário apresentam menor resistência ao deslizamento, maior irregularidade longitudinal e maior capacidade de reflexão. Estas conclusões serão um importante apoio à seleção de materiais mais adequados a cada uso que se pretenda em casos futuros de pavimentação de passeios.por
dc.description.abstractIn urban areas there is a wide range of different pavement conditions. This study shows those different paving conditions, particularizing pedestrian infrastructure networks. The importance of footpath is huge, not only because every journey begins with a pedestrian component, but also due to the ability of a pedestrian network has itself to revitalize an entire city. This work has as a main goal the characterization of pavements in pedestrian infrastructure networks. Accordingly it is intend to evaluate the functional quality (texture, friction, unevenness) and the reflection of street light on the pavement surface. Furthermore, at the end of this thesis it is intended to understand which material suits the best the functional requirements on the footpaths and better quality offers to pedestrians. After setting the state of the art and the choice of different sections to study, in situ tests of functional characterization (sand patch, British pendulum, instrumented 3 meter straight edge and pavement reflection) were performed. With these tests texture, friction, unevenness and reflection were assessed. Based on each surface material, one can conclude that footpath pavements on granite slabs has higher mean texture depth, but also have more transversal irregularity. The footpaths made by asphalt material are those with lower mean texture depth. They provide lower unevenness, but have less reflection capacity. The footpath paved in prefabricated concrete slabs provides more friction, while the footpath in limestone has lower friction, more unevenness and better capacity for reflection. These findings will be an important support to the selection of the most suitable materials to use in future cases of footpath paving.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPasseiospor
dc.subjectReflexão do pavimentopor
dc.subjectPavimentaçãopor
dc.subjectCaraterização funcionalpor
dc.subjectInfraestruturas pedonaispor
dc.subjectFootpathpor
dc.subjectPavement reflectionpor
dc.subjectPavingpor
dc.subjectFunctional characterizationpor
dc.subjectPedestrian infrastructurespor
dc.titleCaracterização de pavimentos em redes de infraestruturas pedonaispor
dc.title.alternativeCharacterization of pavements in pedestrian infrastructure networkspor
dc.typemasterThesis-
dc.subject.udc625.8-
dc.identifier.tid201187442por
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Civilpor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
C-TAC - Dissertações de Mestrado

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