Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/30103

TitleO saber ambiental dos licenciandos de ciências biológicas : uma análise crítica
Other titlesBiological sciences teaching undergraduates’ environmental knowledge : a critical analysis
Author(s)Silva, Silvana do Nascimento
Carvalho, Graça Simões de
KeywordsAmbiente
Formação de professor
Ensino de ciências
Ensino de biologia
Environment
Teacher training
Science education
Biology education
Issue date2013
PublisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Física
JournalInvestigações em Ensino de Ciências
Abstract(s)As questões ambientais, atualmente, têm sido abordadas de maneira que vai além dos impactos naturais, abrangendo aspectos socioeconômicos, políticos e culturais. Neste trabalho faz-se uma descrição das tipologias das concepções sobre o saber ambiental, com especial referência às relações que o permeiam, e desenvolve-se um trabalho empírico, analisando as concepções sobre o saber ambiental de estudantes concluintes do curso de licenciatura em ciências biológicas, em uma universidade do Estado da Bahia. Os dados foram recolhidos através de pesquisa de cunho qualitativo, por meio da aplicação do questionário de perguntas abertas com respostas em texto e desenho. Os resultados evidenciaram um predomínio de concepções naturalistas, mas não foram encontradas concepções socioambientais do tipo metabólicas. Tal resultado conduz à necessidade de inserção dessas abordagens críticas da questão ambiental na formação do professor de Ciências e Biologia, enfatizando interação entre trabalho, natureza e sociedade. Por fim, emergem também algumas sugestões de pesquisas futuras, entre as quais a de analisar as concepções sobre o ambiente que têm professores universitários de cursos de licenciatura em ciências biológicas e uma pesquisa-ação com os licenciandos investigados quanto à abordagem crítica sobre ambiente.
Nowadays, environmental issues have been addressed in a way that goes beyond the natural impacts, embracing socio-economic, political and cultural aspects. This paper makes a description of the types of environmental conceptions, giving special emphasis to the interactions that permeate it, and develops an empirical work by analyzing the conceptions about the environmental knowledge of graduating students enrolled in a teaching course on biological sciences of a university in the State of Bahia. In a qualitative research, data were collected by application of a questionnaire with open questions with answers in text and drawings. The results revealed a predominance of naturalistic conceptions, while socio-environmental conceptions of systemic or socio-metabolic characteristics were not found. These findings lead to the need for the integration of these critical approaches about the environmental issue in Sciences and Biology teachers’ training, emphasizing the interactions between work, nature and society. Finally, some suggestions also emerge for future research, among which to analyze the biological sciences university teachers’ environmental conceptions and an action-research with these investigated undergraduates concerning environmental critical approaches.
TypeArticle
URIhttps://hdl.handle.net/1822/30103
ISSN1518-8795
Publisher versionhttp://www.if.ufrgs.br/ienci/?go=artigos&idEdicao=57
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Artigos (Papers)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IENCI_Licenciandos-Amb.pdfArtigo275,55 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID