Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/30090

TítuloServiços de psicologia na educação superior : panorama no Brasil e em Portugal
Autor(es)Almeida, Leandro
Bisinoto, Cynthia
Araújo, Claisy
Palavras-chavePsicologia escolar
Apoio psicológico
Atuação
Ensino superior
Data21-Jun-2014
EditoraUniversidade do Minho. UDC
RevistaRevista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación
Resumo(s)Os primeiros serviços de Apoio Psicológico em Instituições de Educação Superior surgiram a partir do apoio circunstancial que um mentor oferecia ao estudante para ajudá-lo a resolver dificuldades acadêmicas ou para recomendá-lo ao mercado de trabalho. Atualmente, os serviços de apoio têm organizações bastante diversificadas, havendo aqueles que privilegiam a intervenção com o estudante e que atuam sobre três períodos da trajetória de um aluno na Educação Superior - a entrada, a frequência ao curso e a saída/inserção no mercado de trabalho-, e aqueles que apoiam os alunos indiretamente por meio do aumento da efetividade educacional obtida a partir de ações junto aos professores e à equipe pedagógica. Se, historicamente, a atuação dos psicólogos escolares se deu de em uma perspectiva mais individualista de atenção ao estudante, contemporaneamente, as intervenções estão mais orientadas por uma compreensão sistêmica de atuação que engloba diferentes dimensões e atores do processo educativo.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/30090
ISSN1138-1663
Versão da editorahttp://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/27/11
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
27-57-2-PB.pdf304,77 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID