Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/30090
Título: | Serviços de psicologia na educação superior : panorama no Brasil e em Portugal |
Autor(es): | Almeida, Leandro Bisinoto, Cynthia Araújo, Claisy |
Palavras-chave: | Psicologia escolar Apoio psicológico Atuação Ensino superior |
Data: | 21-Jun-2014 |
Editora: | Universidade do Minho. UDC |
Revista: | Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación |
Resumo(s): | Os primeiros serviços de Apoio Psicológico em Instituições de Educação Superior surgiram a partir do apoio circunstancial que um mentor oferecia ao estudante para ajudá-lo a resolver dificuldades acadêmicas ou para recomendá-lo ao mercado de trabalho. Atualmente, os serviços de apoio têm organizações bastante diversificadas, havendo aqueles que privilegiam a intervenção com o estudante e que atuam sobre três períodos da trajetória de um aluno na Educação Superior - a entrada, a frequência ao curso e a saída/inserção no mercado de trabalho-, e aqueles que apoiam os alunos indiretamente por meio do aumento da efetividade educacional obtida a partir de ações junto aos professores e à equipe pedagógica. Se, historicamente, a atuação dos psicólogos escolares se deu de em uma perspectiva mais individualista de atenção ao estudante, contemporaneamente, as intervenções estão mais orientadas por uma compreensão sistêmica de atuação que engloba diferentes dimensões e atores do processo educativo. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/30090 |
ISSN: | 1138-1663 |
Versão da editora: | http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/27/11 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
27-57-2-PB.pdf | 304,77 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |