Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/29284

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Silvana do Nascimento-
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões de-
dc.date.accessioned2014-06-09T12:54:56Z-
dc.date.available2014-06-09T12:54:56Z-
dc.date.issued2013-05-
dc.identifier.issn2237-7891-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/29284-
dc.description.abstractDiante da necessidade do entendimento crítico sobre o ambiente em que existem interfaces entre conhecimentos socialmente construídos, é importante investigar como ele é trabalhado nos livros didáticos de biologia. Analisamos o tema ambiente no livro didático de Biologia, Linhares e Gewandsznajder que foi o mais bem avaliado pelo PNLEM-2007. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo, que consiste em identificar os núcleos de sentido de uma comunicação. Aplicamos a grade analítica às unidades de registros constituídas por títulos, frases e parágrafos que abordam o tema ambiente. Os indicadores de enfoques abordados neste trabalho são: contexto sociopolítico-econômico e ambiente-tecnologia. O livro apresenta de forma reduzida e simplificada abordagens socioambientais de natureza crítica. Torna-se necessário um maior aprofundamento sobre os conflitos que perpassam o campo ambiental.por
dc.description.abstractConsidering the necessity of critical understanding about the environment where interfaces between socially constructed knowledge exist, it is important to investigate how it is presented in biology textbooks. We examined the issue in environmental biology textbook, Linhares and Gewandsznajder. Content analysis methodology was used in this study to identify the meaning cores of a communication. The analytic grid was applied to the recording units composed of titles, phrases and paragraphs that address the topic environment. The indicators were: sociopolitical-economic context and environment-technology. The book presents reduced and simplified critical analysis of socio-environmental approaches. It is necessary to further deepening the conflicts that underlie the environmental field.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectManual escolarpor
dc.subjectAmbientepor
dc.subjectEnsino de Biologiapor
dc.subjectTextbookspor
dc.subjectEnvironmentpor
dc.subjectBiology Teachingpor
dc.titleAbordagem qualitativa sobre o tema ambiente em um livro didático de Biologia: Análise do contexto sociopolítico-econômico e ambiente-tecnologiapor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.saberesemperspectiva.com.br/index.php/saberesemperspectivapor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage29por
oaire.citationEndPage45por
oaire.citationIssue6por
oaire.citationConferencePlaceSalvador da Bahia, Brasilpor
oaire.citationVolume3por
sdum.journalSaberes em perspetiva: Revista multidisciplinar em ciências humanaspor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
SEP_LD-Ambiente.pdf191,66 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID