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https://hdl.handle.net/1822/29056
Título: | Problematizar e debater práticas de supervisão e a construção colaborativa de conhecimento profissional |
Autor(es): | Macedo, Ana Paula Rosário, Rafaela Silva, Maria Augusta Braga, Maria de Fátima Dias Augusto, Cláudia Martins, Cristina Araújo Araújo, Odete Gomes, Lisa Alves |
Palavras-chave: | Programa de intervenção Práticas de supervisão Construção colaborativa |
Data: | 2013 |
Editora: | Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education (AFIRSE) |
Resumo(s): | O presente artigo centra-se no projeto Supervisão em Enfermagem: novas perspetivas para a mudança que decorreu entre abril de 2011 a março de 2012. Na génese do projeto esteve a preocupação dos docentes investigadores da ESE-UM com um conjunto de fatores relacionados com a qualidade do ensino e da aprendizagem em contextos clínicos, nomeadamente: a necessidade de implementar o novo Modelo de Desenvolvimento Profissional (Ordem dos Enfermeiros, 2010), a deficiente apropriação de práticas de supervisão e de articulação interorganizacional por parte dos supervisores, a necessidade de promover a formação em supervisão face à diversidade e complexidade dos contextos clínicos, e ainda a intensificação de políticas de avaliação da qualidade da investigação e do ensino. O projeto teve como objetivo principal desenvolver e avaliar um programa de intervenção centrado na formação teóricoprática de supervisores (enfermeiros e docentes) e na implementação e avaliação de projetos de investigaçãointervenção em contexto clínico, contribuindo para a problematização e debate das práticas de supervisão e a construção colaborativa de conhecimento profissional, nas dimensões conceptual, metodológica, interpessoal e interorganizacional. No desenvolvimento do programa pretendeu-se valorizar a interpretação dos significados da experiência dos intervenientes no processo de supervisão (docentes, enfermeiros e estudantes) e produzir conhecimento sobre o impacto de um plano de intervenção que visasse a melhoria da ação dos atores da supervisão em Enfermagem. A recolha de informação foi efetuada através de um conjunto alargado de procedimentos, nomeadamente a observação sistemática, o inquérito por questionário e por entrevista e as narrativas reflexivas dos participantes. Neste sentido, salienta-se a convicção de que os resultados deste projeto vão de encontro às diretrizes de desenvolvimento da profissão de Enfermagem que passam pelo aparecimento de medidas concretas para a melhoria da qualidade do ensino-formação e, consequentemente dos cuidados de saúde. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/29056 |
ISBN: | 978-989-8272-17-1 |
Versão da editora: | http://afirse.ie.ul.pt/atas/AFIRSEActas2013.pdf |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | ESE-CIE - Livros de atas / Papers in conference proceedings |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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