Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/29056

TítuloProblematizar e debater práticas de supervisão e a construção colaborativa de conhecimento profissional
Autor(es)Macedo, Ana Paula
Rosário, Rafaela
Silva, Maria Augusta
Braga, Maria de Fátima Dias
Augusto, Cláudia
Martins, Cristina Araújo
Araújo, Odete
Gomes, Lisa Alves
Palavras-chavePrograma de intervenção
Práticas de supervisão
Construção colaborativa
Data2013
EditoraAssociation Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education (AFIRSE)
Resumo(s)O presente artigo centra-se no projeto Supervisão em Enfermagem: novas perspetivas para a mudança que decorreu entre abril de 2011 a março de 2012. Na génese do projeto esteve a preocupação dos docentes investigadores da ESE-UM com um conjunto de fatores relacionados com a qualidade do ensino e da aprendizagem em contextos clínicos, nomeadamente: a necessidade de implementar o novo Modelo de Desenvolvimento Profissional (Ordem dos Enfermeiros, 2010), a deficiente apropriação de práticas de supervisão e de articulação interorganizacional por parte dos supervisores, a necessidade de promover a formação em supervisão face à diversidade e complexidade dos contextos clínicos, e ainda a intensificação de políticas de avaliação da qualidade da investigação e do ensino. O projeto teve como objetivo principal desenvolver e avaliar um programa de intervenção centrado na formação teóricoprática de supervisores (enfermeiros e docentes) e na implementação e avaliação de projetos de investigaçãointervenção em contexto clínico, contribuindo para a problematização e debate das práticas de supervisão e a construção colaborativa de conhecimento profissional, nas dimensões conceptual, metodológica, interpessoal e interorganizacional. No desenvolvimento do programa pretendeu-se valorizar a interpretação dos significados da experiência dos intervenientes no processo de supervisão (docentes, enfermeiros e estudantes) e produzir conhecimento sobre o impacto de um plano de intervenção que visasse a melhoria da ação dos atores da supervisão em Enfermagem. A recolha de informação foi efetuada através de um conjunto alargado de procedimentos, nomeadamente a observação sistemática, o inquérito por questionário e por entrevista e as narrativas reflexivas dos participantes. Neste sentido, salienta-se a convicção de que os resultados deste projeto vão de encontro às diretrizes de desenvolvimento da profissão de Enfermagem que passam pelo aparecimento de medidas concretas para a melhoria da qualidade do ensino-formação e, consequentemente dos cuidados de saúde.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/29056
ISBN978-989-8272-17-1
Versão da editorahttp://afirse.ie.ul.pt/atas/AFIRSEActas2013.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:ESE-CIE - Livros de atas / Papers in conference proceedings

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