Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/29056
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Macedo, Ana Paula | - |
dc.contributor.author | Rosário, Rafaela | - |
dc.contributor.author | Silva, Maria Augusta | - |
dc.contributor.author | Braga, Maria de Fátima Dias | - |
dc.contributor.author | Augusto, Cláudia | - |
dc.contributor.author | Martins, Cristina Araújo | - |
dc.contributor.author | Araújo, Odete | - |
dc.contributor.author | Gomes, Lisa Alves | - |
dc.date.accessioned | 2014-05-16T11:06:45Z | - |
dc.date.available | 2014-05-16T11:06:45Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-8272-17-1 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/29056 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo centra-se no projeto Supervisão em Enfermagem: novas perspetivas para a mudança que decorreu entre abril de 2011 a março de 2012. Na génese do projeto esteve a preocupação dos docentes investigadores da ESE-UM com um conjunto de fatores relacionados com a qualidade do ensino e da aprendizagem em contextos clínicos, nomeadamente: a necessidade de implementar o novo Modelo de Desenvolvimento Profissional (Ordem dos Enfermeiros, 2010), a deficiente apropriação de práticas de supervisão e de articulação interorganizacional por parte dos supervisores, a necessidade de promover a formação em supervisão face à diversidade e complexidade dos contextos clínicos, e ainda a intensificação de políticas de avaliação da qualidade da investigação e do ensino. O projeto teve como objetivo principal desenvolver e avaliar um programa de intervenção centrado na formação teóricoprática de supervisores (enfermeiros e docentes) e na implementação e avaliação de projetos de investigaçãointervenção em contexto clínico, contribuindo para a problematização e debate das práticas de supervisão e a construção colaborativa de conhecimento profissional, nas dimensões conceptual, metodológica, interpessoal e interorganizacional. No desenvolvimento do programa pretendeu-se valorizar a interpretação dos significados da experiência dos intervenientes no processo de supervisão (docentes, enfermeiros e estudantes) e produzir conhecimento sobre o impacto de um plano de intervenção que visasse a melhoria da ação dos atores da supervisão em Enfermagem. A recolha de informação foi efetuada através de um conjunto alargado de procedimentos, nomeadamente a observação sistemática, o inquérito por questionário e por entrevista e as narrativas reflexivas dos participantes. Neste sentido, salienta-se a convicção de que os resultados deste projeto vão de encontro às diretrizes de desenvolvimento da profissão de Enfermagem que passam pelo aparecimento de medidas concretas para a melhoria da qualidade do ensino-formação e, consequentemente dos cuidados de saúde. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education (AFIRSE) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Programa de intervenção | por |
dc.subject | Práticas de supervisão | por |
dc.subject | Construção colaborativa | por |
dc.title | Problematizar e debater práticas de supervisão e a construção colaborativa de conhecimento profissional | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://afirse.ie.ul.pt/atas/AFIRSEActas2013.pdf | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferenceDate | 31 jan. - 02 fev. 2013 | por |
sdum.event.type | congress | por |
oaire.citationStartPage | 490 | por |
oaire.citationEndPage | 499 | por |
oaire.citationConferencePlace | Lisboa, Portugal | por |
oaire.citationTitle | XX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE | por |
sdum.conferencePublication | XX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE | por |
Aparece nas coleções: | ESE-CIE - Livros de atas / Papers in conference proceedings |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo AFIRSE.pdf | 4,35 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |