Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28986

TítuloO ensino da escrita argumentativa a partir de sermões do Padre António Vieira
Autor(es)Abreu, Maria Alexandra Faria Machado de
Orientador(es)Silva, António Carvalho da
Data2013
Resumo(s)O presente Relatório de Estágio funcionou como ferramenta de observação e análise das atividades propostas durante a realização do Plano de Intervenção. A implementação deste projeto ocorreu na disciplina de Português e na Oficina de Latim, na Escola Secundária Alberto Sampaio. A escolha da temática do projeto de intervenção surgiu durante o período de observação de aulas como forma de apelar e desenvolver as capacidades textuais e argumentativas dos alunos. Na área da docência de Português as atividades focalizaram-se sobretudo na leitura e análise dos textos argumentativos nomeadamente o discurso do Barack Obama dirigido aos estudantes e sermões do Padre António Vieira (sermão de Santo António aos Peixes e o sermão da Sexagésima).Na última aula de Português realizou-se uma Oficina de Escrita como atividade de produção de um texto argumentativo a partir dos temas fornecidos aos alunos. Relativamente à Oficina de Latim, o projeto de intervenção tinha como finalidade demonstrar aos alunos a importância da religião na antiguidade, apontando como exemplos alguns deuses da mitologia clássica. Na parte final da aula foi pedido aos alunos que elaborassem um texto argumentativo como forma de desenvolver as suas opiniões acerca da matéria dada na aula. Em suma, a intervenção pedagógica revelou-se positiva e enriquecedora durante o ano letivo. Os alunos demonstraram empenho e dedicação o que se tornou bastante produtivo para o nosso desempenho enquanto professores estagiários e futuros profissionais.
The present internship report served as a registration tool of observation and analysis of the proposed academic school activities for the execution of the intervention plan. The implementation of this project occurred during the Portuguese class and the Latin workshop on Escola Secundária de Alberto Sampaio. The project theme came up during the observation period of the classes has a way of incentive for developing writing habits, textual capacities and argumentative skills of the students. On the Portuguese class the activities were focused on reading and the analysis of argumentative texts, namely Barack Obama’s speech addressed to American students and the lectures of Padre António Vieira (Sermão de Santo António aos Peixes e Sermão da Sexagésima). In the last Portuguese class there was an activity centered on a writing workshop, the students were asked to write an argumentative text based on themes supplied by them. Regarding Latin Workshop, the intervention project aimed to demonstrate to students the importance of religion in antiquity, citing as examples some gods of classical mythology. At the end of class, students were also asked to write an argumentative text as a way to develop their opinions about the material discussed in class. In short, the Pedagogical intervention was positive and enriching for our professional development throughout the school year. Finally, the students, demonstrating commitment and dedication managed to develop a positive way to improve our performance as an intern teacher and as future professionals of Teaching.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28986
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria Alexandra Faria Machado de Abreu.pdf3,3 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID