Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/28986
Título: | O ensino da escrita argumentativa a partir de sermões do Padre António Vieira |
Autor(es): | Abreu, Maria Alexandra Faria Machado de |
Orientador(es): | Silva, António Carvalho da |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | O presente Relatório de Estágio funcionou como ferramenta de observação e
análise das atividades propostas durante a realização do Plano de Intervenção. A
implementação deste projeto ocorreu na disciplina de Português e na Oficina de Latim,
na Escola Secundária Alberto Sampaio.
A escolha da temática do projeto de intervenção surgiu durante o período de
observação de aulas como forma de apelar e desenvolver as capacidades textuais e
argumentativas dos alunos.
Na área da docência de Português as atividades focalizaram-se sobretudo na
leitura e análise dos textos argumentativos nomeadamente o discurso do Barack Obama
dirigido aos estudantes e sermões do Padre António Vieira (sermão de Santo António
aos Peixes e o sermão da Sexagésima).Na última aula de Português realizou-se uma
Oficina de Escrita como atividade de produção de um texto argumentativo a partir dos
temas fornecidos aos alunos. Relativamente à Oficina de Latim, o projeto de
intervenção tinha como finalidade demonstrar aos alunos a importância da religião na
antiguidade, apontando como exemplos alguns deuses da mitologia clássica. Na parte
final da aula foi pedido aos alunos que elaborassem um texto argumentativo como
forma de desenvolver as suas opiniões acerca da matéria dada na aula.
Em suma, a intervenção pedagógica revelou-se positiva e enriquecedora durante o
ano letivo. Os alunos demonstraram empenho e dedicação o que se tornou bastante
produtivo para o nosso desempenho enquanto professores estagiários e futuros
profissionais. The present internship report served as a registration tool of observation and analysis of the proposed academic school activities for the execution of the intervention plan. The implementation of this project occurred during the Portuguese class and the Latin workshop on Escola Secundária de Alberto Sampaio. The project theme came up during the observation period of the classes has a way of incentive for developing writing habits, textual capacities and argumentative skills of the students. On the Portuguese class the activities were focused on reading and the analysis of argumentative texts, namely Barack Obama’s speech addressed to American students and the lectures of Padre António Vieira (Sermão de Santo António aos Peixes e Sermão da Sexagésima). In the last Portuguese class there was an activity centered on a writing workshop, the students were asked to write an argumentative text based on themes supplied by them. Regarding Latin Workshop, the intervention project aimed to demonstrate to students the importance of religion in antiquity, citing as examples some gods of classical mythology. At the end of class, students were also asked to write an argumentative text as a way to develop their opinions about the material discussed in class. In short, the Pedagogical intervention was positive and enriching for our professional development throughout the school year. Finally, the students, demonstrating commitment and dedication managed to develop a positive way to improve our performance as an intern teacher and as future professionals of Teaching. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/28986 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Alexandra Faria Machado de Abreu.pdf | 3,3 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |