Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/28982
Título: | A banda desenhada como recurso didático para desenvolver a compreensão leitora e a expressão escrita, na aula de língua |
Autor(es): | Pereira, Mariana de Castro |
Orientador(es): | Dono López, Pedro Silva, António Carvalho da |
Palavras-chave: | Banda desenhada Web comic Compreensão leitora Expressão escrita Comics Reading comprehension Written expression |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | O presente relatório insere-se no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de
Português e Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, documentando o trabalho
desenvolvido, ao longo deste ano letivo, na turma de intervenção, do décimo ano de escolaridade, na
disciplina de Espanhol (língua estrangeira – iniciação).
O objetivo principal deste estudo residiu na exploração das vantagens da utilização da BD em
contexto de sala de aula, como recurso motivador e capaz de promover a compreensão leitora e a
expressão escrita nos alunos.
A BD nem sempre é encarada como um material idóneo para utilização em contexto de sala de
aula, sendo muitas vezes associada a uma leitura fácil, com parco conteúdo e prazenteira. Pretende-se
com este estudo provar exatamente o contrário, que este é um tipo de texto que pode e deve ser utilizado
na aula de língua, desde que devidamente contextualizado nos objetivos programáticos e com atividades
bem delineadas. Pela sua riqueza de conteúdo, pelo contato com expressões coloquiais, aspetos
culturais, temas da atualidade, tratamento de gestos e posturas característicos da comunicação oral,
como também pela facilidade no acesso e fácil manejo, transformam este recurso numa mais-valia para
exploração em contexto de ensino aprendizagem. Todas estas caraterísticas, aliadas a uma motivação
intrínseca do discente para a leitura deste tipo de material, caraterizado pelo texto curto, pelas imagens
e pela cor, resultarão numa predisposição agradável no desenvolvimento de um trabalho autónomo e de
autoaprendizagem, preparando o aprendiz para as mais diversas situações comunicativas do seu
quotidiano. This report falls within the scope of the Master's degree in Spanish and Portuguese Teaching to the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education, documenting the work developed throughout this school year, in the intervention class, the tenth grade of the Spanish discipline (foreign language - beginners). The main objective of this study was to explore the advantages of using comics in the classroom context, as a motivational resource capable of promoting reading comprehension and writing skills in students. Comics are often seen as easy or pleasurable reading, lacking content and therefore not always seen as a suitable material in the classroom context. This study intents to prove the opposite, that as long as properly integrated within the program objectives, making use of well planned activities, this type of text can and should be used in the language classes. Not only for its rich content, its contact with colloquial expressions, cultural aspects and current issues, its inclusive of gestures and body language along with oral communication, but also because it is both easily accessable and manageable, comics are a valuable asset in the classroom. All these features, combined with the student's intrinsic motivation for reading this kind of material, characterised by short text, images and color, end up developing a pleasant predisposition in the student for autonomous work and self-learning, preparing them for the most diverse communicative situations of their everyday life. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/28982 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mariana de Castro Pereira.pdf | 9 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |