Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28188

TítuloConstrução e validação de uma escala de autoconceito para adolescentes moçambicanos
Outro(s) título(s)Construction and validation of a scale selfconcept for mozambican adolescents
Autor(es)Campira, Farissai P.
Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro
Almeida, Leandro S.
Palavras-chaveAutoconceito
Piers-Harris children’s self concept scale
Adolescência
Moçambique
Self-concept
Adolescence
Mozambique
Data2013
EditoraGrupo Multidisciplinar de Pesquisa em Educação, Psicopedagogia e Psicologia Escolar - Universidade Federal do Amazonas
RevistaRevista Amazônica
Resumo(s)Apresenta-se um estudo da adaptação e validação da escala de autoconceito de Piers-Harris (Piers-Harris Children’s Self Concept Scale; PHCSCS-2) para o contexto moçambicano, que conduziu à construção de uma nova escala para a avaliação deste constructo neste contexto cultural. A adaptação deste instrumento à população de adolescentes moçambicanos em contexto de educação formal conduziu a profundas modificações no instrumento original, quer no número e formulação dos itens, quer no formato da sua apresentação. As modificações introduzidas configuram uma nova escala de autoconceito para adolescentes moçambicanos, que designamos por Escala de Autoconceito para Adolescentes Moçambicanos, EACA), composta por 20 itens de resposta com formato tipo likert. Os resultados da análise factorial exploratória sugerem que estes itens se distribuem por quatro dimensões de autoconceito (autoconceito académico, autoestima, ansiedade e autoconceito social), que explicam 37% da variância total dos resultados. Problemas na consistência interna das dimensões identificadas apontam para a necessidade de novos estudos com este instrumento, que consideramos ainda em construção.
This study presents the adaptation and validation of the Piers-Harris Children’s Self Concept Scale (PHCSCS-2) for the Mozambican culture, which resulted in the development of a new scale for the assessment of self-concept in this context. The adaptation of this measure for Mozambican adolescent students conducted to deep changes in the original measure, concerning the number and content of the items, and in their format. The changes that were introduced result in a new self-concept scale for Mozambican adolescents – the Self-Concept Scale for Mozambican Students (Escala de Autoconceito para Adolescentes Moçambicanos, EACA), composed of 20 likert-type items. Exploratory Factor Analysis showed that these items are distributed in four dimensions (academic self-concept, self-esteem, anxiety and social self-concept), which explain 37% of the total variance of results. Internal consistency problems suggest the need of further studies with this measure, which is regarded as a version in development.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28188
ISSN1983-3415
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Construção e Validação de uma Escala de Autoconceito.pdfArtigo em Revista313,56 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID