Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/27070
Título: | Impacto do recurso a screencasts no ensino das TIC : um estudo de caso no módulo de gestão de base de dados |
Outro(s) título(s): | Impact of the use of screencasts on the teaching of ICT : a case study in management database module |
Autor(es): | Freitas, Artur Jorge Monteiro de Coutinho, Clara Pereira |
Palavras-chave: | Screencast Base de dados TIC Ensino profissional |
Data: | 2013 |
Editora: | Instituto Politécnico de Bragança. Escola Superior de Educação de Bragança |
Revista: | Eduser: Revista de Educação |
Resumo(s): | A disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) dos cursos profissionais apresenta no seu currículo o módulo de Gestão de Base de Dados que apresenta níveis de complexidade elevados e que leva os alunos a desinteressarem-se pela temática. Atendendo a esta desmotivação, um professor inovador, com os recursos que hoje tem ao seu dispor, pode facilmente alterar as práticas e rentabilizar os meios. É neste contexto que surge o presente estudo de caso, e cujo objetivo foi o de averiguar se os screencasts (capturas/ gravações digitais de ações/ interações do utilizador no computador) podem ser um caminho para, de forma autónoma, interessante e ao seu ritmo, os alunos adquirirem as competências preconizadas no currículo da disciplina de TIC. Os resultados obtidos revelaram que o recurso aos screencasts favorece a aprendizagem e o desenvolvimento de competências, favorece a motivação para a aprendizagem de conceitos de base de dados, que os alunos preferem os screencasts mais curtos e que não se verificou uma rentabilização das tecnologias móveis (m-learning). The school subject of Information and Communication Technology (ICT) in professional courses presents in their curriculum the Database Management module which has high levels of complexity and leads students to lose interest in this issue. Given this demotivation, an innovative teacher, with resources at his disposal, will necessarily have to change practices and monetize his resources. It is in this context that the present study was made, whose purpose was to ascertain whether the screencasts (catch / digital recordings of actions/ interactions of the user on the computer) can be a way for students, independently, interestingly and at their own pace, to acquire the ICT skills. The results showed that the use of screencasts promotes learning and skill development, enhances motivation for learning concepts of databases, students prefer the shortest screencasts and that there has been no monetization of mobile technology (m-learning). |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/27070 |
ISSN: | 1645-4774 |
Versão da editora: | https://www.eduser.ipb.pt/index.php/eduser |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
114-394-1-PB.pdf | 196,01 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |