Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/27070

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFreitas, Artur Jorge Monteiro de-
dc.contributor.authorCoutinho, Clara Pereira-
dc.date.accessioned2013-12-17T09:41:41Z-
dc.date.available2013-12-17T09:41:41Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.issn1645-4774por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/27070-
dc.description.abstractA disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) dos cursos profissionais apresenta no seu currículo o módulo de Gestão de Base de Dados que apresenta níveis de complexidade elevados e que leva os alunos a desinteressarem-se pela temática. Atendendo a esta desmotivação, um professor inovador, com os recursos que hoje tem ao seu dispor, pode facilmente alterar as práticas e rentabilizar os meios. É neste contexto que surge o presente estudo de caso, e cujo objetivo foi o de averiguar se os screencasts (capturas/ gravações digitais de ações/ interações do utilizador no computador) podem ser um caminho para, de forma autónoma, interessante e ao seu ritmo, os alunos adquirirem as competências preconizadas no currículo da disciplina de TIC. Os resultados obtidos revelaram que o recurso aos screencasts favorece a aprendizagem e o desenvolvimento de competências, favorece a motivação para a aprendizagem de conceitos de base de dados, que os alunos preferem os screencasts mais curtos e que não se verificou uma rentabilização das tecnologias móveis (m-learning).por
dc.description.abstractThe school subject of Information and Communication Technology (ICT) in professional courses presents in their curriculum the Database Management module which has high levels of complexity and leads students to lose interest in this issue. Given this demotivation, an innovative teacher, with resources at his disposal, will necessarily have to change practices and monetize his resources. It is in this context that the present study was made, whose purpose was to ascertain whether the screencasts (catch / digital recordings of actions/ interactions of the user on the computer) can be a way for students, independently, interestingly and at their own pace, to acquire the ICT skills. The results showed that the use of screencasts promotes learning and skill development, enhances motivation for learning concepts of databases, students prefer the shortest screencasts and that there has been no monetization of mobile technology (m-learning).por
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico de Bragança. Escola Superior de Educação de Bragançapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectScreencastpor
dc.subjectBase de dadospor
dc.subjectTICpor
dc.subjectEnsino profissionalpor
dc.titleImpacto do recurso a screencasts no ensino das TIC : um estudo de caso no módulo de gestão de base de dadospor
dc.title.alternativeImpact of the use of screencasts on the teaching of ICT : a case study in management database module-
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://www.eduser.ipb.pt/index.php/eduserpor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage17por
oaire.citationEndPage27por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationTitleEduser : revista de educaçãopor
oaire.citationVolume5por
sdum.journalEduser: Revista de Educaçãopor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
114-394-1-PB.pdf196,01 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID