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dc.contributor.authorSampaio, Patrícia Alexandra da Silva Ribeiro-
dc.contributor.authorCoutinho, Clara Pereira-
dc.date.accessioned2013-10-30T11:45:51Z-
dc.date.available2013-10-30T11:45:51Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.issn1678-4634por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/25886-
dc.description.abstractEste artigo parte da premissa de que é necessário os professores das escolas do século XXI terem acesso a recursos e habilidades tecnológicas que permitam transmitir conhecimento com competências em Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs). Tendo em vista essa necessidade, o governo português implementou o Plano Tecnológico da Educação, propondo-se a atuar diretamente com a maioria dos professores, de maneira a reforçar substancialmente as infraestruturas tecnológicas das escolas, assim como formar e certificar esses profissionais nas competências fundamentais para as TICs. Nesse plano de formação, o quadro interativo é um dos recursos trabalhados. Objetiva-se assegurar a presença de um equipamento em cada três salas de aula e formar seus respectivos docentes no uso pedagógico e profissional dessa ferramenta. Tendo em vista a ampla difusão desses quadros, importa refletir a respeito da importância pedagógica dessa ferramenta educativa. Neste artigo, apresenta-se uma síntese de diversos estudos que têm sido feitos em Portugal e em outras partes do mundo a respeito da utilização dos quadros interativos em contexto educativo. O intuito dessa apresentação é sistematizar as vantagens e desvantagens do uso desse tipo de tecnologia, avaliando as suas influências e potencialidades no ensino-aprendizagem. Queremos investigar que atitudes demonstram os professores na integração com os quadros e no planeamento das aulas e que níveis de utilização são alcançados pelos docentes em contexto de sala de aula. Considera-se que essa ferramenta educativa poderá permitir melhorias no processo de ensino-aprendizagem em diversos níveis. Contudo, cabe enfatizar que os docentes necessitam de tempo e formação para adquirir as competências tecnológicas necessárias para fazer uso do quadro interativo, de modo a alterar metodologias e atitudes em sala de aula. Podem, assim, integrar pedagogicamente essa tecnologia nos seus planos de aula, não se focando na tecnologia em si, mas na forma como será utilizada e nos objetivos almejados por cada docente.por
dc.description.sponsorshipFCTpor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de São Paulo (USP)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectQuadro interativopor
dc.subjectTPACKpor
dc.subjectFormação professorespor
dc.subjectTecnologia educativapor
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagempor
dc.subjectEducative technologypor
dc.subjectInteractive whiteboardpor
dc.subjectTeaching-learning processpor
dc.titleQuadros interativos na educação: uma avaliação a partir das pesquisas da áreapor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage741por
oaire.citationEndPage756por
oaire.citationIssue3por
oaire.citationVolume39por
dc.identifier.doi10.1590/s1517_97022013000300012-
sdum.journalEducação e Pesquisapor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

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