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https://hdl.handle.net/1822/25886
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Sampaio, Patrícia Alexandra da Silva Ribeiro | - |
dc.contributor.author | Coutinho, Clara Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2013-10-30T11:45:51Z | - |
dc.date.available | 2013-10-30T11:45:51Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.issn | 1678-4634 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/25886 | - |
dc.description.abstract | Este artigo parte da premissa de que é necessário os professores das escolas do século XXI terem acesso a recursos e habilidades tecnológicas que permitam transmitir conhecimento com competências em Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs). Tendo em vista essa necessidade, o governo português implementou o Plano Tecnológico da Educação, propondo-se a atuar diretamente com a maioria dos professores, de maneira a reforçar substancialmente as infraestruturas tecnológicas das escolas, assim como formar e certificar esses profissionais nas competências fundamentais para as TICs. Nesse plano de formação, o quadro interativo é um dos recursos trabalhados. Objetiva-se assegurar a presença de um equipamento em cada três salas de aula e formar seus respectivos docentes no uso pedagógico e profissional dessa ferramenta. Tendo em vista a ampla difusão desses quadros, importa refletir a respeito da importância pedagógica dessa ferramenta educativa. Neste artigo, apresenta-se uma síntese de diversos estudos que têm sido feitos em Portugal e em outras partes do mundo a respeito da utilização dos quadros interativos em contexto educativo. O intuito dessa apresentação é sistematizar as vantagens e desvantagens do uso desse tipo de tecnologia, avaliando as suas influências e potencialidades no ensino-aprendizagem. Queremos investigar que atitudes demonstram os professores na integração com os quadros e no planeamento das aulas e que níveis de utilização são alcançados pelos docentes em contexto de sala de aula. Considera-se que essa ferramenta educativa poderá permitir melhorias no processo de ensino-aprendizagem em diversos níveis. Contudo, cabe enfatizar que os docentes necessitam de tempo e formação para adquirir as competências tecnológicas necessárias para fazer uso do quadro interativo, de modo a alterar metodologias e atitudes em sala de aula. Podem, assim, integrar pedagogicamente essa tecnologia nos seus planos de aula, não se focando na tecnologia em si, mas na forma como será utilizada e nos objetivos almejados por cada docente. | por |
dc.description.sponsorship | FCT | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade de São Paulo (USP) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Quadro interativo | por |
dc.subject | TPACK | por |
dc.subject | Formação professores | por |
dc.subject | Tecnologia educativa | por |
dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | por |
dc.subject | Educative technology | por |
dc.subject | Interactive whiteboard | por |
dc.subject | Teaching-learning process | por |
dc.title | Quadros interativos na educação: uma avaliação a partir das pesquisas da área | por |
dc.type | article | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 741 | por |
oaire.citationEndPage | 756 | por |
oaire.citationIssue | 3 | por |
oaire.citationVolume | 39 | por |
dc.identifier.doi | 10.1590/s1517_97022013000300012 | - |
sdum.journal | Educação e Pesquisa | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
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