Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/25550
Título: | Ciência forense na escola: a motivação para estudar química |
Autor(es): | Vale, Ilda Goreti da Costa |
Orientador(es): | Smith, Michael John |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | Este trabalho pretende acima de tudo tornar as aulas de Física e Química mais
motivadoras, estimulantes e interessantes para os alunos. Atualmente, os alunos entram
na sala de aula entusiasmados com algum episódio de uma série televisiva que viram no
dia anterior e colocam sempre várias questões sobre a veracidade das técnicas
utilizadas, a rapidez e a credibilidade dos resultados obtidos. Alguns destes cenários são
aqui abordados e explorados para introduzir novos conteúdos de Física e Química na
sala de aula, com o objetivo de tornar as aulas mais motivadoras, atrativas e
estimulantes para os alunos, despertar o interesse pelo estudo da Física e/ou da Química,
diminuir a indisciplina dentro da sala de aula e melhorar os resultados à disciplina. Os
cenários possíveis são muitos e variados. Aqueles que são aqui abordados estão
relacionados com a identificação e avaliação de sólidos e líquidos, a falsificação de
óleos alimentares, a caracterização de documentos através da identificação de tintas e/ou
o papel, a localização de manchas de sangue e a identificação de fibras têxteis. The objective of the project presented in this thesis is to make Physics and Chemistry classes more motivating, stimulating and interesting for students. Often our students enter the classroom enthused with an episode of a program they watched on television the day before. They ask their teacher if the methods used by the actors are real, if they provide results so quickly and if we really can believe the results... There is no single response to these questions, sometimes the answer is “yes, it really is possible for science to provide fast and correct answers”, in other cases the programs are little more than science fiction. The situations that are presented in this thesis have been proposed and exploited to introduce new concepts in the classroom in a manner that is intended to make the classes more motivating, attractive and stimulating for the students, to awaken their interest in studying this domain and to improve their understanding of science. The scenes that may be created are many and varied. Those that are presented here are related to the identification and evaluation of solids and liquids, the counterfeiting of edible oils, the characterization of documents by ink and paper analysis, the localization of blood samples and the identification of the chemical nature of textile fibers. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Química – Formação Contínua de Professores (área de especialização em Química, Ensino de Química) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/25550 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CDQuim - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ilda Goreti da Costa Vale.pdf | 3,55 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |