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dc.contributor.authorCosta, Alexandra Ribeiro-
dc.contributor.authorAraújo, Alexandra Maria Dantas de Castro-
dc.contributor.authorGonçalves, Paula-
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.-
dc.date.accessioned2013-10-07T11:26:54Z-
dc.date.available2013-10-07T11:26:54Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.issn2304-165Xpor
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/25527-
dc.description.abstractNeste estudo comparam-se as expectativas académicas iniciais de dois grupos de alunos Portugueses do 1º ano de cursos de engenharia: alunos tradicionais e não tradicionais. Para este estudo considerou-se como alunos não tradicionais todos aqueles que ingressam no ensino superior (ES) com mais de 23 anos de idade. Participaram voluntariamente neste estudo 430 estudantes. Os estudantes responderam a um questionário sobre as suas expectativas em torno da experiência no ES versando cinco dimensões: Formação para o emprego/carreira, Qualidade da formação, Integração social, Ajustamento à pressão social, e Envolvimento político e cidadania. Os resultados mostram um padrão de elevadas expectativas nos estudantes mais jovens. Esta diferença é mais expressiva nas dimensões Pressão Social e Interação Social, sendo menos expressivos nas dimensões Envolvimento político e cidadania e Formação para o emprego/carreira. As expectativas em torno da Qualidade da formação não se diferenciam em função dos dois grupos de estudantes.por
dc.description.abstractThis study compares the initial academic expectations of two groups of Portuguese first-year colege students in engineering programs: traditional students and non-traditional students. Non-traditional students were considered all students who assessed Higher Education (HE) with over 23 years of age. Participants included 430 students. Students answered a questionnaire about their expectations regarding experiences in the focusing on five dimensions: Training for career development, Quality of training, Social interaction, Adjustment to social pressure, and Political engagement and citizenship. Results showed that younger students present a profile of overall higher expectations, when compared to older students. Such a difference is more evident in the dimensions Adjustment to social pressure and Social interaction, and weaker in the dimensions Political engagement and citizenship, and Training for career development. Expectations for Quality of training were not different regarding both groups of students.por
dc.description.sponsorshipPrograma Operacional Factores de Competitividade – COMPETEpor
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidad Inca Garcilaso de la Vega. Facultad de Psicología y Trabajo Socialpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.subjectExpectativas acadêmicaspor
dc.subjectAlunos não-tradicionaispor
dc.subjectAjustamento académicopor
dc.subjectHigher educationpor
dc.subjectAcademic expectationspor
dc.subjectNon-traditional studentspor
dc.subjectAcademic adjustmentpor
dc.titleExpectativas académicas em alunos tradicionais e não-tradicionais de Engenhariapor
dc.title.alternativeNon-traditional and traditional engineering students’ academic expectationseng
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage63por
oaire.citationEndPage74por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationTitleRevista de Peruana de Psicología y Trabajo Socialpor
oaire.citationVolume2por
sdum.journalRevista de Peruana de Psicología y Trabajo Socialpor
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