Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/24854
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cunha, António Camilo | - |
dc.date.accessioned | 2013-07-29T13:32:34Z | - |
dc.date.available | 2013-07-29T13:32:34Z | - |
dc.date.issued | 2013-07 | - |
dc.identifier.isbn | 978-972-8952-28-0 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/24854 | - |
dc.description.abstract | A reflexão parte de algumas constatações/proposições para depois analisar o lugar da teoria na Educação Física e Desporto. As constatações/proposições: desporto clássico tinha (tem) como grande objetivo a competição e a obtenção de mais e melhores resultados. Era (é) um desporto para alguns, desporto que não fazia (faz) parte da vida quotidiana. Desporto de um grupo (atletas) que praticava (pratica) e competia (compete); o Desporto clássico tinha também na sua essência uma manifestação que poderia ser educativa e por isso foi chamado a integrar essa missão. O maior exemplo deste fato, pode ser encontrado no projeto educativo helénico, onde a Educação Física concorria de igual forma com as outras áreas educativas - canto, retórica… escultura, pintura. Hoje, também está presente na escola fazendo parte do projeto educativo moderno; com a modernidade (revolução industrial, iluminismo) o desporto continua a ter estas duas direções, acrescentando agora uma nova variável: o social. O Desporto invadiu o social sendo simultaneamente produtor e produto social, constituindo-se como uma manifestação cultural. Na base desta dialética (mais do que dicotomia ou dualidade) está uma melhoria das condições básicas de vida (para lá da sobrevivência… mais tempo para o ócio) associado à evolução da técnica, da informação e da comunicação. Esta evolução permitiu: um maior processo de comunicação – comunicação de pessoas, de seres humanos, seres de comunhão, de partilha, que vivem em comum; uma valorização do corpo através do desporto – assiste-se ao elogio da saúde, da estética, do prazer…exaltação do corpo e o regresso à natureza; novos espaços informais e não formais são contemplados. O Corpo que antes era um instrumento produtivo, passa a ser instrumento e um locus de vida, realização individual e coletiva, manifestação de felicidade. Ora, todas estas proposições têm na retaguarda um sentido teórico. Mas, que teoria!? É isso que pretendemos desconstruir. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Teoria/Prática | por |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Desporto | por |
dc.subject | Corpo | por |
dc.subject | Cultura | por |
dc.title | O lugar da teoria : na educação física e desporto | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 391 | por |
oaire.citationEndPage | 405 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga | por |
oaire.citationTitle | Desafios e oportunidades de um mundo em mudança: atas do 9º Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (2º Volume) | por |
oaire.citationVolume | 2 | por |
sdum.conferencePublication | Desafios e oportunidades de um mundo em mudança: atas do 9º Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (2º Volume) | - |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O Lugar da Teoria na Educação Física... Cunha.pdf | O lugar da teoria Cunha, AC | 2,34 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |