Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/24469

TítuloPolíticas educativas e discursos sobre a educação nos 80 e 90: o debate acerca do ensino profissional na escola pública
Autor(es)Antunes, Fátima
DataOut-1996
EditoraUniversidade de Coimbra. Centro de Estudos Sociais
RevistaRevista Crítica de Ciências Sociais
Resumo(s)Através da análise do debate acerca do ensino profissional na escola pública, explora-se a questão de saber que definições de educação disputaram a possibilidade de influenciar a elaboração e formulação das políticas educativas ao longo dos anos 80/90. São identificados três discursos principais sobre educação - «a diversificação da educação»; «a escola democrática»; «a democratização da educação» - que propõem medidas de política educativa para Portugal com base em distintas conceções acerca da educação. Defende-se que estas conceções se apresentam polarizadas em lama de lemáticas que constituíram eixos estruturadores daquele debate: (i) projetos de desenvolvimento para o país; (ii) a relação educação e trabalho/emprego; (iii) a igualdade de oportunidades em educação.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/24469
ISSN0254-1106
e-ISSN2182-7435
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

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