Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/24211
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lisbôa, Eliana Santana | - |
dc.contributor.author | Coutinho, Clara Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-27T14:35:27Z | - |
dc.date.available | 2013-05-27T14:35:27Z | - |
dc.date.issued | 2013-01 | - |
dc.identifier.issn | 1982-6109 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/24211 | - |
dc.description.abstract | Nesse artigo vamos apresentar um instrumento destinado a avaliar a aprendizagem colaborativa ocorrida em ambientes mediatizados pelas TIC, com comunicação predominantemente assíncrona, que teve como ponto de partida o modelo desenvolvido por Murphy (2004). O referido modelo tem como base a interação e colaboração como elementos desencadeadores de um clima favorável à construção conjunta do conhecimento. Esses elementos representam um processo em contínua evolução e que se concretiza ao longo das seguintes fases: i) presença social; ii) articulando perspectivas individuais; iii) acolhimento ou refletindo as perspectivas dos outros; iv) co-construção de perspectivas comuns e significados; v) construção de objetivos compartilhados e propósitos e vi) Produzir artefactos compartilhados. Partindo deste princípio, apresentaremos uma grelha de avaliação que desenvolvemos e validámos a partir dos instrumentos originais propostos pelo autor. E por fim faremos breves considerações finais sobre a importância do referido instrumento para o estudo dos processos de ensino e aprendizagem na educação online. | por |
dc.description.sponsorship | Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Unimes Virtual | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Colaboração | por |
dc.subject | Objetivos partilhados | por |
dc.subject | Conhecimento | por |
dc.subject | TIC | por |
dc.title | Colaboração online: como avaliar? | por |
dc.type | article | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 1 | por |
oaire.citationEndPage | 12 | por |
oaire.citationIssue | 7 | por |
oaire.citationTitle | Revista Paidei@ : revista científica de educação à distância | por |
oaire.citationVolume | 4 | por |
sdum.journal | Revista Paidei@ : Revista Científica de Educação À Distância | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
COLABORAÇÃO ONLINE COMO AVALIAR.pdf | Artigo completo | 170,01 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |