Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/24211

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLisbôa, Eliana Santana-
dc.contributor.authorCoutinho, Clara Pereira-
dc.date.accessioned2013-05-27T14:35:27Z-
dc.date.available2013-05-27T14:35:27Z-
dc.date.issued2013-01-
dc.identifier.issn1982-6109por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/24211-
dc.description.abstractNesse artigo vamos apresentar um instrumento destinado a avaliar a aprendizagem colaborativa ocorrida em ambientes mediatizados pelas TIC, com comunicação predominantemente assíncrona, que teve como ponto de partida o modelo desenvolvido por Murphy (2004). O referido modelo tem como base a interação e colaboração como elementos desencadeadores de um clima favorável à construção conjunta do conhecimento. Esses elementos representam um processo em contínua evolução e que se concretiza ao longo das seguintes fases: i) presença social; ii) articulando perspectivas individuais; iii) acolhimento ou refletindo as perspectivas dos outros; iv) co-construção de perspectivas comuns e significados; v) construção de objetivos compartilhados e propósitos e vi) Produzir artefactos compartilhados. Partindo deste princípio, apresentaremos uma grelha de avaliação que desenvolvemos e validámos a partir dos instrumentos originais propostos pelo autor. E por fim faremos breves considerações finais sobre a importância do referido instrumento para o estudo dos processos de ensino e aprendizagem na educação online.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUnimes Virtualpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectColaboraçãopor
dc.subjectObjetivos partilhadospor
dc.subjectConhecimentopor
dc.subjectTICpor
dc.titleColaboração online: como avaliar?por
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage12por
oaire.citationIssue7por
oaire.citationTitleRevista Paidei@ : revista científica de educação à distânciapor
oaire.citationVolume4por
sdum.journalRevista Paidei@ : Revista Científica de Educação À Distânciapor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
COLABORAÇÃO ONLINE COMO AVALIAR.pdfArtigo completo170,01 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID