Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/23226

TítuloPerceções e atitudes dos jovens sobre a água : um contributo para planear a comunicação da empresa Águas do Noroeste
Autor(es)Figueiredo, Isabel Maria Miranda
Orientador(es)Carvalho, Anabela
Data2012
Resumo(s)O principal objetivo desta investigação é perceber o modo como os mais jovens se relacionam com o elemento “água”, descortinando o conhecimento deste público em relação às boas práticas que se associam ao seu uso diário. Esta relação foi ainda estudada tendo em atenção o peso e a importância relativa das fontes desse mesmo saber e integrada no contexto mais amplo de atuação da empresa Águas do Noroeste, S.A.. Para esse fim foram utilizadas de modo complementar duas técnicas metodológicas, os inquéritos por questionários e os grupos focais, que foram aplicados junto de turmas do 6º ano do ensino básico na vertente público e privado. Da análise dos resultados constata-se que os jovens estudantes inquiridos denunciam em geral amplos conhecimentos das boas práticas associadas ao uso racional da água, não sendo verificáveis diferenças significativas de níveis de saber relacionadas com o tipo de estabelecimento de ensino ou com o género do jovem entrevistado. Ao mesmo tempo nota-se, que embora a maior parte dos estudantes não tenha o hábito de levar para a escola água engarrafada para beber, esta continua a ser preferida especialmente pelos alunos do ensino privado no consumo familiar que se efetiva no espaço casa. Relativamente às principais fontes de informação referentes às boas práticas que envolvem o consumo da água, a família, a escola e a televisão são os mais referenciados. Do estudo dos dados dos grupos focais foi ainda notória a presença importante e recorrente que o tema da água possui junto dos estudantes do ensino básico. Apesar desta situação os conhecimentos mais específicos destes jovens sobre o assunto são muito variáveis, mesmo entre alunos da mesma escola. Finalmente, destaca-se com este trabalho a importância genérica de investigar sobre a água, trabalhando-a como tópico importante na educação e cidadania de todos os públicos, em especial aqueles mais novos.
The main goals of this research are to understand the way young people relate to water, to assess their knowledge of good practices associated with water´s daily use and to evaluate the relative importance of information sources. This project also aims to analyze the impact of the communication of the company Águas do Noroeste. Two methodological techniques were used in a complementary way, namely surveys and focus groups, which were applied to 6th grade classes of basic education in public and private schools. Data analysis revealed that the young students surveyed in general show extensive knowledge of the best practices in what concerns the rational use of water, with no significant differences in levels of knowledge related to the type of school or gender. It was also observed that, although most students do not have the habit of bringing bottled water to school to drink, this continues to be chosen for consumption at home, especially by students from private schools. Regarding the main sources of information on good practices related to water consumption, family, school and television are the most referenced ones. Focus groups data suggest that water is an important issue for these students and one that they regularly pay attention to. Still their knowledge about the subject is very variable, even among students from the same school. This work highlights the generic importance of researching perceptions of water, and of investing on water as an important topic in education and citizenship for all audiences, especially young ones.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Comunicação, Cidadania e Educação
URIhttps://hdl.handle.net/1822/23226
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
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