Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/22527
Título: | Factores determinantes do abandono do negócio : uma abordagem comportamental |
Autor(es): | Millán, Sónia Cláudia Barbosa Ferreira Basto |
Orientador(es): | Armada, Manuel José da Rocha |
Palavras-chave: | Finanças comportamentais Abandono do negócio Enviesamento Heurísticas Formas de estruturação dos problemas Behavioral finance Business exit Biases Heuristic Mental frames |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | A presente dissertação tem como objectivo identificar factores comportamentais que
são mais expectáveis de influenciar decisões empresariais, com impacto na tomada
de decisão de abandono do negócio, nomeadamente enviesamentos, uso de
heurísticas e formas de estruturação dos problemas.
A temática é estudada no âmbito de empresas portuguesas, as quais abandonaram
os seus negócios. Neste sentido, em termos de recolha e tratamento da informação,
utilizam-se dados primários – recolhidos através de entrevistas – e procede-se à
análise de conteúdos.
Os resultados deste estudo evidenciam que, na amostra de empresas estudadas, se
identificaram factores comportamentais tais como: excesso de optimismo, excesso
de confiança, confirmação enviesada, ilusão de controlo e auto-atribuição enviesada,
bem assim como formas de estruturação dos problemas (e.g. aversão às perdas,
compromisso e custos perdidos) que são passíveis de influenciar decisões
empresariais com impacto no abandono dos negócios. This master thesis aims to explore managers’ behavioral factors that are expected to influence business decisions, the decision making to exit the business namely bias, use of heuristics and mental frames. The main aim is to study, in the context of Portuguese companies, this subject, taking into consideration those firms that died, exit the business. For that purpose, we used primary data – interviews – and the content analysis. The results of this study show that, these behavioral factors are present such as: biases (over-optimism, overconfidence, confirmation bias, illusion of control and selfattribution bias) and mental frames (loss aversion, commitment and sunk costs), behavioral factors that might influence business decisions that impact the business exit. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Finanças |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/22527 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sónia Cláudia Barbosa Ferreira Basto Millán.pdf | 1,87 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |