Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/22527

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorArmada, Manuel José da Rocha-
dc.contributor.authorMillán, Sónia Cláudia Barbosa Ferreira Basto-
dc.date.accessioned2013-01-11T11:24:06Z-
dc.date.available2013-01-11T11:24:06Z-
dc.date.issued2012-
dc.date.submitted2012-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/22527-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Finançaspor
dc.description.abstractA presente dissertação tem como objectivo identificar factores comportamentais que são mais expectáveis de influenciar decisões empresariais, com impacto na tomada de decisão de abandono do negócio, nomeadamente enviesamentos, uso de heurísticas e formas de estruturação dos problemas. A temática é estudada no âmbito de empresas portuguesas, as quais abandonaram os seus negócios. Neste sentido, em termos de recolha e tratamento da informação, utilizam-se dados primários – recolhidos através de entrevistas – e procede-se à análise de conteúdos. Os resultados deste estudo evidenciam que, na amostra de empresas estudadas, se identificaram factores comportamentais tais como: excesso de optimismo, excesso de confiança, confirmação enviesada, ilusão de controlo e auto-atribuição enviesada, bem assim como formas de estruturação dos problemas (e.g. aversão às perdas, compromisso e custos perdidos) que são passíveis de influenciar decisões empresariais com impacto no abandono dos negócios.por
dc.description.abstractThis master thesis aims to explore managers’ behavioral factors that are expected to influence business decisions, the decision making to exit the business namely bias, use of heuristics and mental frames. The main aim is to study, in the context of Portuguese companies, this subject, taking into consideration those firms that died, exit the business. For that purpose, we used primary data – interviews – and the content analysis. The results of this study show that, these behavioral factors are present such as: biases (over-optimism, overconfidence, confirmation bias, illusion of control and selfattribution bias) and mental frames (loss aversion, commitment and sunk costs), behavioral factors that might influence business decisions that impact the business exit.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFinanças comportamentaispor
dc.subjectAbandono do negóciopor
dc.subjectEnviesamentopor
dc.subjectHeurísticaspor
dc.subjectFormas de estruturação dos problemaspor
dc.subjectBehavioral financepor
dc.subjectBusiness exitpor
dc.subjectBiasespor
dc.subjectHeuristicpor
dc.subjectMental framespor
dc.titleFactores determinantes do abandono do negócio : uma abordagem comportamentalpor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc658.013por
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sónia Cláudia Barbosa Ferreira Basto Millán.pdf1,87 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID