Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/21337
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rebelo, Paula Cristina | - |
dc.contributor.author | Gomes, Alexandra | - |
dc.date.accessioned | 2012-12-10T13:50:07Z | - |
dc.date.available | 2012-12-10T13:50:07Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.issn | 0872-3915 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/21337 | - |
dc.description.abstract | Este artigo relata uma investigação efectuada em 2007 numa turma do 6º. ano de escolaridade, de uma escola pública. Nesta investigação procedeu-se à reorganização de parte do currículo de matemática, mais concretamente ao nível da Unidade Temática – Geometria, adoptando-se a metodologia de Trabalho de Projecto como a experiência matemática desencadeadora da aprendizagem. Com este estudo, pretendeu-se analisar de que forma uma abordagem diferente da geometria, poderia influenciar os alunos, no que diz respeito ao conhecimento de conceitos e procedimentos matemáticos; à capacidade de comunicação matemática e ao raciocínio. | por |
dc.description.abstract | This paper describes an investigation that took place in 2007, in a 6th grade classe of a public school. In the investigation there was a reorganization of part of the mathematical curriculum, more precisely of a thematic unit - Geometry, adopting a Project Based Learning methodology as the mathematical experience that triggers learning. The purpose of this study is to examine in which way this approach influences the students in: their conceptual and procedural knowledge; their ability in mathematical communication and in their thinking processes. | eng |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Associação de Professores de Matemática (APM) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Desenvolvimento curricular | por |
dc.subject | Geometria | por |
dc.subject | Trabalho de projeto | por |
dc.subject | Competências matemáticas | por |
dc.subject | Curricular development | por |
dc.subject | Geometry | por |
dc.subject | Project based learning | por |
dc.subject | Mathematical competences | por |
dc.title | Reorganização curricular da geometria: uma experiência no 6.º ano de escolaridade | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | www.apm.pt/portal/quadrante.php | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 3 | por |
oaire.citationEndPage | 27 | por |
oaire.citationIssue | 1 | por |
oaire.citationConferencePlace | Lisboa | por |
oaire.citationTitle | Quadrante | por |
oaire.citationVolume | 21 | por |
sdum.journal | Quadrante | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
QUADRANTE Rebelo & Gomes 2012.pdf | 4,31 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |