Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/20819

TítuloPráticas pedagógicas de professores formadores relacionadas à educação física escolar
Autor(es)Stadnik, Adriana Maria Wan
Pereira, Beatriz Oliveira
Cunha, António Camilo
Palavras-chavePráticas pedagógicas de professores formadores en educação física
Qualidade de vida
Educação física escolar
DataFev-2008
EditoraUniversidade do Minho. Instituto de Estudos da Criança (IEC)
Resumo(s)Variadas investigações e publicações revelam a importância e a necessidade da Educação Física, como um direito fundamental de todas as pessoas, importante vertente na promoção da saúde e de um estilo de vida saudável, especialmente relacionada à melhoria da qualidade de vida dos indivíduos. Paralelamente, também variados estudos e publicações, reforçam a necessidade de melhorias na prática pedagógica dos professores de educação física, especialmente nas escolas. Ainda, outras investigações ilustram a importância de práticas positivamente exemplares por parte dos professores em geral, mas especialmente, dos professores formadores, em função da alta incidência da aprendizagem por modelação da parte dos seus alunos – futuros professores. Com base nestas 3 idéias – da importância e necessidade da educação física relacionada à melhoria da qualidade de vida dos indivíduos; da importância e necessidade de uma educação física escolar de qualidade; e da relevância do exemplo positivo por parte dos professores –, realizamos esta pesquisa a partir de uma amostra deliberadamente escolhida: 2 homens e 2 mulheres, todos professores universitários, com elevada experiência e grau acadêmico, considerados competentes no seu meio profissional. Optamos por profissionais que possam ser um exemplo positivo na área da formação de professores em educação física; é uma medida exigente que tem por objetivo procurar elaborar um perfil de “bom professor”, descrito em dimensões pedagógicas, pessoais, sociais. O trabalho se inscreve numa abordagem qualitativa de investigação. Trata-se de um estudo de cunho interpretativo, onde as observações de aulas voltadas para a educação física escolar, seguidas de entrevistas curtas, são os principais focos de interesse e análise metodológicas. Nosso objetivo é conhecer/reconhecer as práticas pedagógicas dos professores formadores em educação física, visando construir conhecimentos que possam ser úteis na compreensão da profissão e formação de docentes na área. A investigação revelou a diversidade das práticas e, por conseguinte das representações dos professores formadores, marcada por fatores idiossincráticos da história pessoal, profissional e social; revelou também regularidades, pois no percurso da prática pedagógica, muitas vezes, os professores passam por experiências semelhantes, ainda que sentidas de forma diferenciada. Adicionalmente, observamos que os professores investigados encontram fortes barreiras na transformação e inovação das suas práticas pedagógicas, sendo comum a dificuldade em construírem novas formas de desenvolver o processo ensino-aprendizagem. As principais barreiras encontram-se na aceitação dos próprios alunos e da comunidade local, que, normalmente, esperam do professor um comportamento voltado para o “ensinar” alguma coisa e raramente valorizam/compreendem um comportamento de “construir” um conhecimento.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/20819
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Adriana Stadnik Praticas I Congresso Internacional.pdfSTADNIK, A; PEREIRA.B; & CAMILO CUNHA, A.(2008). Práticas Pedagógicas de Professores Formadores relacionados à Educação Física Escolar110,38 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID