Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/190

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorErmida, Isabel-
dc.date.accessioned2003-11-06T16:13:48Z-
dc.date.available2003-11-06T16:13:48Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/190-
dc.description.abstractPretende o presente trabalho investigar e debater os processos de realização linguístico-pragmática do humor na narrativa literária de expressão inglesa. Objecto de análise tão esquivo como polémico, o humor assume, no corpus em análise (o conto), uma complexa configuracionalidade - simultaneamente linguística, narrativa, literária e comunicativa - que apela a uma perspectivação teórico-metodológica interdisciplinar. Se a área da análise do discurso dá o título genérico a esta dissertação, marcam presença também outros influxos disciplinares: morfo-sintácticos, léxico-semânticos, narratológicos, pragmático-enunciativos, histórico-sociológicos, psico-cognitivos, con-versacionais. No primeiro capítulo, procede-se a uma reflexão sobre o panorama histórico do conceito de humor e a problemática relativa à sua definição, bem como sobre a sua importante vertente enquanto acto comunicativo. Assim, analisa-se a evolução lexicológica do fenómeno, as suas distinções taxonómicas e os principais grupos teóricos em que se subdivide, nomeadamenete as teorias da hostilidade, da libertação e da incongruência, focando a respectiva aplicabilidade linguística. Os recursos especificamente linguísticos de que o humor se mune como meio de expressão são criticamente revistos no segundo capítulo. Lançando mão de múltiplos exemplos, do corpus e não só, reavalia-se o potencial humorístico dos diversos níveis de análise linguística, desde o som ao morfema, desde a palavra à frase. A questão fulcral da ambiguidade, bem como as diversas manipulações colocacionais e lógico-semânticas que abrem caminho ao trocadilho, são discutidas. O terceiro capítulo, avançando mais um círculo nesta abordagem centrípeta, concentra-se na dimensão textual do humor e procura investigar os princípios gerais que fazem do texto humorístico um género específico. Duplamente concebida nos planos da anedota e da narrativa cómica, esta análise comparativa visa averiguar a pertinência das teorias linguísticas da anedota (em particular, Raskin e Giora) para a compreensão de sequências textuais mais extensas e bem mais complexas. Em face das lacunas detectadas no estado da questão, e perante o potencial operatório de alguns contributos, o quarto capítulo pretende complementar o quadro teórico anteriormente explanado, sistematizando instrumentos analítico-metodológicos mais completos. No plano do texto / enunciado, faz-se uma revisão crítica do legado narratológico, realçando os conceitos que se revestem de aplicabilidade na análise do texto humorístico. No plano do contexto / enunciação, debatem-se questões fundamentais relativas à pragmática da narrativa cómica, ilustradas por exemplos do corpus. O quinto e último capítulo propõe um modelo de análise da narrativa humorística, dito "alternativo" pela ênfase posta numa abordagem não-linearista da informação textual. Partindo de cinco princípios semântico-pragmáticos hipoteticamente reguladores do texto narrativo cómico, avança-se dedutivamente para a análise textual dos sete contos seleccionados. Em cada um destes, faz-se uma abordagem descritiva da organização linguístico-estrutural do texto, avaliando-se depois o grau de conformidade ao modelo proposto. Chegado será, então, o momento em que confirmamos a existência de regularidades semânticas e discursivas que transcendem a imensa variabilidade temática, estilística e formal da comédia narrativa literária.eng
dc.description.abstractThis thesis aims to investigate and discuss the ways in which humour is linguistically and pragmatically rendered in English literary narratives. Being an elusive and polemic object of analysis, humour takes on further configurational complexities in the corpus under focus. Be it on the linguistic, narrative, literary or communicative levels, humorous short stories require an interdisciplinary theoretical and methodological background. Although the title of this work generically reads "discourse analysis", insights from other disciplines - such as morpho-syntax, lexico-semantics, narratology, conversational analysis, sociology and cognitive theory - also come into play. The first chapter consists of a critical review of the conceptual and lexicological evolution of humour throughout history, as well as the polemics relative to its definition. Besides, it looks into the three main theories of humour - namely Disparagement, Release and Incongruity - with a great emphasis on their linguistic applicability. The important dimension of humour as a communicative act is also discussed. The second chapter focuses on the specifically linguistic resources which humour makes use of. By quoting varied examples, taken from the corpus and beyond, this discussion tries to assess the humorous potential that the different levels of linguistic analysis conceal. Therefore, sounds, morphemes, words and sentences, as well as questions regarding colocational and logical games, are analysed so as to foreground the vital issue of ambiguity, which keys different types of pun and comic effect. The third chapter, one step further in this centripetal approach, concentrates on the textual dimension of humour, seeking to unveil the general principles which render humorous texts a specific genre. On the double level of the joke and the comic tale, this comparative analysis tries to evaluate the relevance of the linguistic theories of the joke (especially Raskin's and Giora's) for the understanding of longer and far more complex textual sequences. In view of the gaps detected in the state-of-the-art, but also taking into account the operativeness of some of the contributions reviewed, the fourth chapter seeks to complement the theoretical background discussed so far, by searching for more complete analytical and methodological tools. On the "text / utterance" level, it makes a critical, albeit succint, approach to narratological issues, highlighting those that are operative for the analysis of humorous stories. On the "context / uttering" level, it discusses a few crucial points - illustrated with examples from the corpus - relative to the pragmatics of comic narratives. The fifth and last chapter puts forward a model of analysis of humorous narratives. It is allegedly "alternative" to the extent that it emphasizes a non-linear approach to textual information, and it consists of five semantico-pragmatic principles, which hypothetically regulate all comic narrative texts. This model is applied deductively to the seven texts selected. The analysis of each of these departs from a descriptive account of its linguistic and structural organization, so as to eventually assess its degree of conformity to the model proposed. Time will then come to confirm the existence of meaning and discourse regularities in literary narrative comedy which transcend its thematic, stylistic and formal diversity.eng
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologiaeng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccesseng
dc.titleHumor, linguagem e narrativa: para uma análise do discurso literário humorísticoeng
dc.typedoctoralThesiseng
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A-INDICE.pdf27,28 kBAdobe PDFVer/Abrir
B-INTROD.pdf32,16 kBAdobe PDFVer/Abrir
C-PHD1.dat158,12 kBOutroVer/Abrir
D-PHD2.dat163,16 kBOutroVer/Abrir
E-PHD3.dat216,61 kBOutroVer/Abrir
F-PHD4.pdf247,34 kBAdobe PDFVer/Abrir
G-PHD5.pdf325,52 kBAdobe PDFVer/Abrir
H-CONCL.pdf41,57 kBAdobe PDFVer/Abrir
J-BIBL2.pdf68,23 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID