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dc.contributor.authorCarvalho, José António Brandão-
dc.date.accessioned2012-03-30T13:30:54Z-
dc.date.available2012-03-30T13:30:54Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.issn1646-2335por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/18252-
dc.description.abstractO objectivo deste texto é contribuir para uma reflexão sobre o papel que a escrita, enquanto instrumento de aprendizagem, pode desempenhar no contexto da escola, independentemente do nível de ensino. Começa-se por fazer um enquadramento teórico no qual, a partir da descrição do processo de escrita e da caracterização de algumas dimensões de uso da linguagem escrita, se evidencia as potencialidades do envolvimento da escrita no nos processos de aquisição, elaboração e expressão do conhecimento. Posteriormente passa-se à caracterização do contexto português, primeiro através de uma análise do modo como a questão é perspectivada pelos documentos reguladores produzidos no âmbito do Ministério da Educação e depois pela referência a um conjunto de estudos que tomam como objecto o papel da escrita na construção da aprendizagem. Apesar de focalizados em diferentes aspectos e níveis de ensino e de recorrerem a diferentes metodologias de investigação, estes estudos coincidem em termos de resultados, o que permite de algum modo inferir que, na escola portuguesa, do ensino básico ao superior, o uso da escrita como ferramenta de aprendizagem é ainda pouco frequente.por
dc.description.abstractThis paper aims at contributing to the discussion about the role of writing as a learning tool in the context of Portuguese schools at all levels.The first part is focussed on theoretical issues: the writing process, some aspects of written communication; the characteristics of written language and how its use may enhance learning. The second part of this paper analyses the Portuguese context starting by the analysis of the way the question of writing as a learning tool is presented in official documents produced at the Ministry of Education. Afterwards, we refer to several studies developed in Portuguese schools and universities. All these studies aim at describing writing practices and their role in knowledge acquisition and expression. Although they refer to different school levels and use different research methods, their conclusions are coincident in the demonstration that writing is rarely used as a learning tool in Portuguese education.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação de Santarém-
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEscreverpor
dc.subjectAprenderpor
dc.subjectContexto portuguêspor
dc.subjectWritingpor
dc.subjectLearningpor
dc.subjectPortuguese schoolspor
dc.titleEscrever para aprender: contributo para a caracterização do contexto portuguêspor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage219por
oaire.citationEndPage237por
oaire.citationTitleRevista Interacçõespor
oaire.citationVolume19por
sdum.journalInteracçõespor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

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