Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/17417

TítuloA participação dos pais na governação democrática da escola
Autor(es)Lima, Licínio C.
Sá, Virgínio
Data2002
EditoraEdições Asa
Resumo(s)O texto aborda a falata de tradição participativa, e mesmo a situação de marginalização de participação dos pais na escola, como dimensão constitutiva do processo de construção da escola pública, referindo seguidamente alguns marcos jurídicos e normativos e, em especial, as políticas educativas e práticas sociais e escolares após a Revolução de 25 de Abril de 1974. A situção vivida ao longo das últimas décadas, embora caracterizada por uma crescente aberura, em termos discursoivos e práticas, ensaiando novas formas de intervenção e de relacionamento entre os pais e a organização escolar, será em todo o caso ainda marcada por situações de relativa excentricidade quanto á participação dos pais na governação das escolas. Finalmente, os autores interrogam distintas orientações de política educativa, diferentes discursos e bases de legitimação, quanto à participação dos pais e seus representantes na escola, à luz de projectos de democratização do domínio público e de construção da escola democrática, por um lado, e também considerando criticamente abordagens de natureza modernizadora, gerencialista e de mercado, por outro.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/17417
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:CIEd - Capítulos de Livros / Book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Pais e professores_Um desafio a cooperacao.pdf
Acesso restrito!
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