Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/17226

TítuloA tecnologia é uma estratégia para a renovação da escola
Autor(es)Silva, Bento Duarte
Palavras-chaveTecnologia
Educação
Renovação
Escola
DataMai-2002
RevistaMovimento : Revista da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense
Resumo(s)Este texto aborda o contributo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para a renovação da escola. Parte da análise sociocultural que as TIC não são apenas meros instrumentos para se comunicar este ou aquele conteúdo, mas contribuem fortemente para condicionar as estruturas da sociedade, nomeadamente as educativas. Em primeiro lugar, caracteriza-se o tipo e a essência das actuais TIC. Em segundo lugar, reflecte-se sobre as repercussões na renovação escolar e curricular organizativas, na relação com os conteúdos e metodológicas, cujo desenvolvimento aponta para a renovação e transformação da escola em Comunidades de Aprendizagem. O autor conclui que as TIC proporcionam um espaço de profunda renovação da escola e que os agentes educativos têm aqui um grande desafio: transformar o modelo escolar que privilegia a lógica da instrução e da transmissão da informação para um modelo cujo funcionamento se baseia na construção colaborativa de saberes e na abertura aos contextos sociais e culturais.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/17226
ISSN1518-0344
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A Tecnologia é uma Estratégia para a Renovação da Escola.pdf623,42 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID