Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/16417
Título: | Motivação e rendimento académico: validação do inventário de metas académicas |
Autor(es): | Miranda, Lúcia Almeida, Leandro S. |
Palavras-chave: | Motivação académica Metas académicas Rendimento académico Ensino básico e secundário |
Data: | Dez-2011 |
Editora: | Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e Desenvolvimento |
Revista: | Psicologia, Educação e Cultura |
Resumo(s): | A motivação assume papel de destaque na explicação da variabilidade de resultados escolares dos alunos, surgindo o conceito de metas ou objectivos da aprendizagem como uma forma de operacionalizar a motivação académica. Este estudo considera os resultados de uma amostra de 2206 alunos dos Ensinos Básico e Secundário no Inventário de Metas Académicas (IMA; Miranda e Almeida, 2005) e as suas classificações nas disciplinas de português e matemática. Os resultados obtidos sugerem uma associação positiva entre o rendimento académico e as metas orientadas para objectivos concretos e as metas de aprendizagem, observando-se uma associação negativa com as metas orientadas para o evitamento da pressão social em contexto escolar no Ensino Básico e com as metas orientadas para o evitamento da pressão social em contexto familiar no Ensino Secundário. A dimensão do IMA que explica uma maior percentagem de variância das classificações escolares dos alunos reporta-se às metas orientadas para objectivos concretos, ou seja, a entrada num curso superior e numa profissão desejada. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/16417 |
ISSN: | 0874-2391 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Motivação e rendimento académico.pdf | Artigo em Revista | 172,77 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |